O piso vinílico, também chamado piso de PVC é muito usado para substituir pisos laminados, e seu uso está cada vez mais frequente. Por isso, que, hoje, nós indicaremos os usos deste piso específico. Além disso, confira algumas dicas de limpeza e conservação.
Como usar e conservar o piso vinílico?
Primeiramente, o piso vinílico você pode usar em qualquer parte interna da casa, como salas e quartos. Para conservar o revestimento nestas áreas, é possível colocar protetoras de silicone ou feltro nos pés das mesas e cadeiras e de outros móveis também.
A recomendação é que seja usado nestes ambientes um dos tipos de piso apresentados:
- Em réguas: possuem placas com o comprimento maior do que a largura, encaixadas umas nas outras. Desse modo, existem pisos vinílicos de várias cores, estampas e texturas. Uma desvantagem do uso deste tipo de piso é a necessidade de usar solda quente para esconder as emendas entre as réguas.
- Em placas: a aplicação pode ser feita em cima de outros revestimentos, possuindo instalação e manutenção simples. Aliás, este tipo de piso é antiderrapante, possui isolamento acústico e antichamas.
Nas cozinhas e banheiros, como existe muita movimentação de pessoas, é recomendável que utilize pisos de alto tráfego. Pois, eles são mais resistentes à limpeza e ao atrito dos calçados. No entanto, se a escolha é usar pisos vinílicos, você pode proteger o piso de umidade e água. Para isso, pode usar passadeiras e tapetes, e assim evitar o contato do piso com a água.
No caso de uso de piso vinílico em cozinhas e banheiros, a recomendação é que use a superfície em manta. Pois, é mais fácil de limpar, é durável, de alta qualidade e apresenta resistência à água. Aliás, este tipo de piso também pode ser colocado no rodapé.
Por outro lado, é bom evitar o uso de piso vinílico em áreas externas, pois a chuva e o sol podem danificar o piso além de desbotar a cor.
Dicas para limpar o piso vinílico
O piso vinílico exige pouco para fazer a limpeza. Sendo assim, siga as nossas dicas de limpeza e tenha um piso limpo e conservado por mais tempo.
- Primeiramente, varra diariamente o piso usando uma vassoura de pelo, para eliminar poeiras que podem riscar ou manchar o piso.
- Outra opção é usar o aspirador de pó para remover as poeiras.
- Aliás, as manchas no piso vinílico são fáceis de retirar. Para isso, esfregue a superfície usando uma esponja macia com detergente neutro, e assim, remova as manchas e sujeiras.
- A limpeza pode ser feita com um pano úmido, detergente neutro e água. Assim, você irá retirar todo o pó de sua casa.
- Enquanto para a rotina do cotidiano, é aconselhável você passar um pano seco e limpo, e assim, reforçar o brilho do piso.
- Por fim, você pode utilizar cera especial para este tipo de piso e assim recuperar o brilho do piso vinílico.
Mas, atenção: você pode substituir a vassoura pelos mops.
Aliás, não use produtos químicos ou abrasivos no piso vinílico como: saponáceos, solventes e palha de aço. Portanto, não jogue água para lavar o piso, pois pode reduzir a qualidade da cola utilizada e danificar a superfície.
Sempre que cair líquidos no piso vinílico, seque com um pano seco em seguida, para evitar danos.
Dicas para cuidar do piso
Para garantir que o piso vinílico fique conservado por mais tempo você pode adotar medidas de cuidado que vão auxiliar muito. Entre elas:
- Tenha um chinelo de pano para andar dentro de casa. Além disso, coloque um tapete na porta para limpar as sujeiras dos calçados.
- Passe uma cera adequada para piso vinílico. A recomendação é utilizar a cera acrílica impermeabilizante.
- Evite arrastar os móveis, assim como, proteja os pés dos móveis com silicone ou feltro.
- Coloque um tapete ou uma bandeja à prova de água debaixo dos vasos de plantas. Dessa forma, é mais simples para proteger o piso vinílico da água que pode cair dos vasos.
- Mantenha as unhas dos animais domésticos bem cortadas para evitar riscar o piso vinílico, e limpe cada vez que o animal de estimação fazer xixi.
- Por fim, utilize cortinas e persianas nos locais onde o sol pode bater no piso vinílico.
Agora que você já sabe como limpar e conservar o piso vinílico, perceba que é fácil. Somente exige maiores cuidados na utilização. Mas o custo-benefício vale a pena.