A Caixa Econômica Federal convoca os cidadãos para que realizem os saques dos valores esquecidos no PIS/Pasep. De acordo com informações da instituição bancária, mais de 10 milhões de brasileiros possuem direito ao valor que chega a aproximadamente R$ 23 bilhões. Esses valores são referentes às cotas do PIS/Pasep.
De acordo com informações da CAIXA, tem direito ao valor o trabalhador que exerceu alguma atividade com carteira assinada entre 1971 e 1988. Muitas pessoas nesta situação já faleceram ou se aposentaram. No caso de morte, os herdeiros podem retirar o valor devido na instituição bancária.
Sendo assim, tanto os trabalhadores quanto os herdeiros podem entrar em contato com a Caixa e solicitar o dinheiro esquecido nas contas PIS/PASEP.
É importante destacar que as cotas PIS/PASEP foram extintas e, por conta disso, os recursos foram transferidos para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por conta disso, para saber se você tem direito é preciso consultar através do aplicativo FGTS, sem nenhuma burocracia.
Como sacar?
Para sacar os valores referente a Cotas PIS/PASEP, o trabalhador deverá ir até a uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação com foto. Quem se enquadrar na situação de herdeiro, será necessário apresentar o seu documento pessoal, além do certificado de óbito do trabalhador e também comprovar o seu vínculo com o familiar falecido.
PIS/Pasep 2019
Um montante equivalente a R$ 208 milhões deve ser sacado nos próximos dias por trabalhadores. Os valores são de direito daqueles que deixaram de resgatar o abono salarial PIS/Pasep ano-base 2019.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 320 mil pessoas poderão realizar o saque. No entanto, para ter acesso ao benefício atrasado será necessário solicitá-lo. Os pedidos foram liberados no dia 31 de março.
O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem outras opções, como:
- Através da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
- Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
- Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
- Através do Portal Gov.br.