PIS/Pasep: Abono retroativo de R$ 1.100 ainda pode ser sacado
Um total de R$ 208 milhões está sendo liberado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, destinado aos 320 mil trabalhadores que recebem o PIS/Pasep ano-base 2019.
Um total de R$ 208 milhões está sendo liberado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, destinado aos 320 mil trabalhadores que recebem o PIS/Pasep ano-base 2019.
Os trabalhadores deveriam ter sacado o benefício entre os meses de julho de 2019 e junho de 2020. No entanto, uma nova chance foi concedida.
“Caso a pessoa peça a reemissão, ela terá até dia 29/12 para sacar, e se não sacar somente poderá no calendário do próximo ano pedindo novamente a reemissão”, diz em nota o Ministério do Trabalho e Previdência.
Quem pode sacar o pagamento retroativo do abono?
Para sacar os valores é necessário que o trabalhador:
- Esteja cadastrado no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos em 2019;
- Tenha trabalhado, ao menos, durante 30 dias para pessoa jurídica em 2019;
- Tenha recebido uma remuneração média mensal de até dois salários mínimos em 2019; e
- Esteja com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/eSocial).
Qual o valor?
Conforme os montantes disponibilizados em 2019, o valor liberado no pagamento retroativo varia entre R$ 92 a R$ 1.100. A quantia concedida dependerá do número de meses trabalhados no ano-base 2019.
É importante lembrar que o PIS é pago aos trabalhadores do setor privado, sob gerencia da Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é repassado aos servidores públicos, por meio do Banco do Brasil.
Como sacar o PIS/Pasep esquecido?
Para sacar os recursos, o trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem outras opções, como:
- Através da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
- Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
- Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
- Através do Portal Gov.br.
O aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS) permite a consulta. É possível saber qual valor que será pago, qual será a data permitida para o saque e qual será o banco que intermediará o recebimento do benefício.