Os Pilares da Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas é baseada em alguns pilares, de forma que os fatores sejam adaptados conforme a necessidade da empresa, bem como o seu porte, nicho ou segmento.
Sendo assim, fatores como a motivação, comunicação, análise de competências, desenvolvimento e trabalho em equipe.
Motivação e a gestão de pessoas
A motivação é um fator importante dentro da gestão de pessoas, ao que é uma objetividade. Isso porque pessoas motivadas trabalham melhor, aumentando a produtividade da empresa. São diversos fatores que amparam esse fator, haja vista que a motivação é consequência de algumas ações dentro da empresa, ainda que seja um fator intrínseco.
Comunicação – Um diferencial holístico
A comunicação interna precisa ser trabalhada para que os fluxos funcionem melhor, impactando nas entregas que as empresas fazem aos clientes. Além disso, uma empresa que trabalha a sua comunicação possui um ambiente em que todos atuam de forma mais motivada e assertiva.
Bem como, dentro de uma comunicação clara, as pessoas possuem mais liberdade para tirar dúvidas e pedir ajuda, evitando retrabalhando e eliminando fatores contraproducentes de forma orgânica.
Análise de competências
As competências dos funcionários devem ser analisadas, bem como trabalhadas. Por isso, é importante que a gestão de pessoas avalie as equipes periodicamente, dessa forma, a empresa poderá elaborar planejamentos que trabalhem os pontos a melhorar.
Assim sendo, a empresa pode direcionar treinamentos, dinâmicas e planejamentos de carreiras, por exemplo. Além disso, é importante avaliar as competências necessárias para cada cargo para que a área de recrutamento e seleção possa atuar de forma mais assertiva.
Desenvolvimento e trabalho em equipe
O desenvolvimento das pessoas está ligado à análise de competências, por isso, para desenvolver as pessoas é importante planejar estrategicamente treinamentos, webinars, dinâmicas de grupo etc.
Sendo assim, todos esses fatores amparam o trabalho em equipe, sendo esse um fator fundamental para que empresa cresça e ampare suas necessidades quanto a gestão de pessoas. Por isso, a gestão de pessoas é abrangente e exige estratégias para que torne a empresa se torne um diferencial competitivo.