PHISHING: Golpes online crescem no Brasil

PHISHING: Golpes online crescem no Brasil e consumidor deve se proteger

Criminosos tentam "pescar" dados confidenciais dos consumidores através de links maliciosos, ligações, mensagens de textos e sites falsos

Nos últimos tempo, os brasileiros passaram a fazer cada vez mais compras online. Essa prática não era tão comum até o início de 2020, mas a pandemia da Covid-19, decretada em março daquele ano, modificou os hábitos dos consumidores do país.

Embora haja bastante praticidade nas compras online, com as pessoas podendo realizá-las sem sair de casa, também há grandes riscos. Isso porque diversos criminosos aproveitam esses momentos para aplicar golpes e realizar fraudes.

Por isso, as pessoas devem ficar atentas durante todo a transação financeira realizada virtualmente para que não tenham dores de cabeça no futuro.

Saiba o que é phishing

Nas datas comemorativas, um dos principais golpes dos criminosos é chamado de phishing. Em suma, o crime consiste em enganar as pessoas através de links maliciosos. Assim, os usuários acabam compartilhando informações confidenciais em endereços que estão com vírus, e os criminosos roubam as informações dos usuários.

Vale destacar que a escolha do termo phishing ocorreu devido a semelhança à palavra fishing, que significa pescaria, em inglês. Na verdade, a ação dos criminosos é justamente uma tentativa de alcançar o maior número de vítimas através de iscas, “pescando” dados confidenciais dos consumidores.

Esse golpe é realizado através dos seguintes métodos:

  • Envio de e-mails;
  • Envio de mensagens de texto;
  • Ligações;
  • Cópias idênticas de sites.

Como muita gente acaba digitando dados pessoais, acreditando estarem em um ambiente virtual seguro, estes dados acabam sendo roubados. No entanto, há algumas dicas simples, mas muito importantes, para evitar dores de cabeça.

Criminosos tentam "pescar" dados confidenciais dos consumidores
Criminosos tentam “pescar” dados confidenciais dos consumidores. Imagem: Divulgação.

Confira algumas dicas para evitar golpes

Todos os anos, diversos órgãos de proteção ao consumidor elencam algumas dicas muito importantes para os consumidores. Dessa forma, as chances de cair em algum golpe virtual diminuem significativamente. Veja abaixo algumas delas:

1- Digite o endereço da loja virtual

Em primeiro lugar, os consumidores devem digitar o endereço da loja em que desejam realizar alguma compra. Na verdade, as pessoas nunca devem clicar em links que, teoricamente, são das lojas virtuais. Isso porque estes links podem direcionar os consumidores para páginas que roubam dados.

Cabe salientar que os criminosos estão cada vez mais especializados em enganar os consumidores. Eles criam sites bastante parecidos com os oficiais, modificando apenas algumas letras do endereço virtual. Por isso que é muito importante digitar o endereço da loja, e não clicar em links, acreditando serem das lojas oficiais.

2- Fique atento às promoções

Apesar de várias lojas oferecerem descontos, as pessoas devem ficar atentas a essas ações. “Promoções imperdíveis” devem ligar o sinal de alerta do consumidor, que precisa desconfiar quando há pedido de pagamento na hora para evitar a perda do produto ou quando o desconto é muito maior que o esperado.

Em resumo, o consumidor deve analisar o preço em várias lojas online e fazer uma média. Assim, caso o preço seja muito inferior ao praticado pelo mercado, a ação mais indicada é desconfiar e não realizar a compra naquela loja virtual. Como diz o ditado, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

3- Pague as contas com cartão virtual

Os especialistas também afirmam que o pagamento deve ser realizado através de algum cartão virtual. A saber, muita gente utiliza cartões de crédito ou débito pessoais para realizarem compras virtuais, mas o risco de roubo de informações é muito alto.

Por isso, a indicação é sempre utilizar o cartão virtual para evitar dores de cabeça, uma vez que essa modalidade oferece uma camada adicional de proteção. Dessa forma, reduz os riscos associados a possíveis ataques cibernéticos e fraudes.

Vale destacar que os cartões virtuais oferecem aos consumidores a capacidade de gerar números de cartão exclusivos para transações específicas, protegendo os dados reais da conta e dificultando a ação de hackers e criminosos virtuais.

4- Cuidado com a hora do pagamento

Os consumidores também precisam ficar atentos na hora do pagamento, mesmo seguindo todas as dicas citadas. Em caso de pagamento com Pix, o consumidor deve realizá-lo apenas dentro do ambiente virtual da loja. No entanto, caso a pessoa escolha o boleto, deve conferir qual empresa beneficiária aparecerá no documento.

5- Não utilize computadores públicos para compras online

Por fim, as compras online nunca devem ser realizadas em computadores públicos. A pessoa deve fazer transações online apenas do seu próprio aparelho para que não corra o risco de ter dados roubados.

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