A Petrobras divulgou uma nova queda no preço da gasolina nas refinarias que passará a ser R$ 2,59 por litro, após queda de R$ 0,11. O diesel também deve ter redução de valores passando a ser cobrado R$ 2,75 por litro. A mudança passará a valer a partir desta quinta-feira (25).
Este é o preço de venda, que será repassado aos distribuidores, o valor que chegará ao consumidor final ainda dependerá de uma série de fatores e preços de logística e impostos (veja mais abaixo).
Confira um gráfico sobre o preço da gasolina e do Diesel nos últimos meses:
Mesmo com as reduções realizadas agora é possível perceber o salto no preço da gasolina e do Diesel nos últimos meses. Sendo que, no último dia 10, os consecutivos aumentos fizeram com que a gasolina acumulasse 41,3% só neste início do ano, em pouco mais de dois meses. Já a alta acumulado do diesel registrou 34,16% no mesmo período.
Política de preços da gasolina e do Diesel
A Petrobras explicou que a política de preços da gasolina e do diesel tem influências externas. “Os preços praticados pela Petrobras e suas variações para mais ou para menos, associadas ao mercado internacional e à taxa de câmbio, têm influência limitada sobre os preços percebidos pelos consumidores finais”, informou a estatal.
A estatal ainda ressaltou que a legislação brasileira não fixa preços da gasolina e do diesel, ou seja, o valor praticado que chegará ao consumidor final deverá partir do livre mercado. Sendo que a mudança de valor dependerá dos processos e revendedores até chegar ao consumidor final.
“As revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final, que incorpora tributos e repasses dos demais agentes do setor de comercialização: distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, entre outros”, diz a estatal em seu site.
Até chegar ao consumidor outros custos também são adicionados ao preço da gasolina e do diesel, como de logística, impostos federais e estaduais, além transformação dos itens vendidos pela Petrobras no combustivél final vendido nos postos espalhados pelo Brasil.
“A gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos no posto de combustíveis. São os combustíveis tipo “A”, ou seja, gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel também sem adição de biodiesel. Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo “A” misturados a biocombustíveis. Os preços que divulgamos aqui se referem aos produtos tipo “A”, explicou a estatal.
Em outras palavras, o preço da gasolina e do diesel sofrem influências pelo valor investido neste processo, além dos custos já mencionados e o lucro dos revendedores finais.