Lidar com o pessimismo no trabalho é preciso para que possamos ter um dia a dia mais leve e saudável. Quando passamos a enxergar apenas o lado ruim das situações, tendemos a nos tornar menos esperançosos e, até mesmo, procrastinamos mais. Por isso é fundamental gerenciar as emoções e investir em um novo olhar sobre as situações. Abaixo explanamos mais informações neste sentido.
Como lidar com o pessimismo no trabalho?
Para evitar que a desmotivação faça morada em sua mesa de trabalho, o pessimismo precisa ser evitado. Isto é, precisamos sim enxergar os possíveis contratempos, mas devemos também considerar os fatores positivos envolvidos com os acontecimentos cotidianos. Dessa forma manteremos a nossa saúde mental no trabalho.
Para isso, algumas ações podem ser postas em prática. São elas:
1- Ao reclamar, preste atenção na situação e nas emoções: até que ponto é ruim de verdade?
Você já parou para analisar até que ponto o pessimismo no trabalho está relacionado à realidade ou ao imaginário? Pense sobre isso!
Costumeiramente, o cérebro humano tem uma tendência à disparar pensamentos negativos, a maior parte do tempo. Querendo ou não, é uma forma de nos prepararmos para o pior e assim garantirmos a nossa sobrevivência.
Portanto, antes de simplesmente aceitar o pensamento negativo como uma verdade absoluta, analise as suas emoções e a situação: até que ponto uma coisa está coerente com a outra?
2- Procure listar os pontos positivos, por menores que possam ser
Quando você se deparar com o pessimismo no trabalho, experimente listar pontos positivos sobre a situação. Por mais que possa parecer difícil, acredite, sempre há pelo menos um ponto positivo em cada momento de nossas vidas.
Assim você tira o foco do desconforto e da “dor”, trazendo novos olhares sobre a situação e diminuindo os pensamentos ruins.
3- Enxergue os dois caminhos e coloque-os na balança
Visualizar dois caminhos (o positivo e o negativo) é um ótimo exercício para diminuir o pessimismo no trabalho. Para isso, volte à sua lista de pontos positivos e avalie quais são os resultados que cada fragmento pode lhe trazer. Para exemplificar, imagine que você tem uma apresentação importante, aqui você pode ponderar que:
- Caminho negativo: Você sentirá muita vergonha diante das pessoas e ficará ansioso;
- Caminho positivo: Terá a chance de explorar uma nova forma de se comunicar.
Ao colocar um caminho em contraste ao outro, você percebe que nem tudo está “perdido” e que podemos extrair muitas coisas boas do contexto.
4- Preparar-se é importante, mas privar-se do otimismo é perigoso
Sim, o pessimismo no trabalho também é importante para você se preparar para os possíveis contratempos no meio do caminho. Porém, privar-se completamente do otimismo pode fazer com que o trabalho se torne um fardo em sua vida. Por isso, saiba que você não precisa excluir os pontos de vista negativos de sua mente, mas precisa investir no otimismo para construir caminhos mais promissores.
5- Converse com alguém e obtenha outros pontos de vista
Procurar outros pontos de vista também pode ajudar. Assim a outra pessoa poderá lhe apresentar formas diferentes de enxergar um mesmo caminho, encontrando novas soluções, junto com você. Para tanto, melhore as suas relações interpessoais e lance um olhar para novas formas de enxergar o trabalho.