Pesquisadores lançam livro sobre atividades didáticas voltado para professores e alunos da educação básica
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), integrantes do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), lançaram livro sobre atividades didáticas. A obra visa contemplar professores e alunos da educação básica.
O objetivo do livro intitulado “Vamos investigar? Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias” é de colaborar na aplicação da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
De acordo com a organizadora do livro, Taitiâny Kárita Bonzanini, há diversas propostas de atividades didáticas de acordo com as orientações da BNCC no material.
“Esperamos que o livro contribua para que o professor aplique algumas recomendações presentes em um documento muito atual, que é a Base Nacional Comum Curricular. Tivemos a preocupação de trazer o processo investigativo, por isso o título do livro, que é uma das recomendações da BNCC, trazendo atividades que instiguem os estudantes a pensar e a buscar respostas”, afirmou.
O livro conta com uma versão digital que está disponível para download gratuito no site da Fealq. Nele, os docentes da educação básica podem encontrar propostas de debate sobre desastre ambiental e sexualidade, por exemplo. Há dinâmicas para a criação de um jardim pedagógico no ambiente escolar, entre outras.
Uma das preocupações da equipe que compôs o livro foi com a linguagem. Os pesquisadores buscaram escrever a obra com linguagem simples e acessível. Além disso, eles apresentaram diversas sugestões de materiais de baixo custo, visando alcançar a aplicabilidade das práticas em escolas de diferentes realidades.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Enem: Entenda como é feita a correção da prova com o método TRI.