Pesquisa de mercado, como aplicar no seu negócio
É natural que ao abrir um negócio, apareçam muitas dúvidas, por isso a importância de realizar uma pesquisa de mercado.
Ou seja, através dessa pesquisa, é possível conhecer mais sobre seu negócio.
Mas afinal, o que é essa pesquisa e como realizá-la?
Pesquisa de Mercado
Ela tem a finalidade de ajudar o empreendedor a entender mais sobre o mercado que vai atuar, o público que ele quer atender e saber mais sobre seus concorrentes.
Ou seja, informações relevantes sobre o campo de atuação, seu negócio e seus clientes.
Através dessa pesquisa, é possível identificar:
- oportunidade
- desafios
- problemas
Todos eles relacionados a área de atuação da empresa ou de seus produtos e serviços.
Ela pode ser realizada através de pesquisas e enquetes, feitas diretamente com o público-alvo.
Ou através de pesquisas já prontas, como do IBGE.
Internet como aliada da pesquisa
Primeiramente, vamos lembrar que, nos dias atuais encontramos na internet qualquer informação que quisermos.
E com a pesquisa de mercado não é diferente, é possível acessar ferramentas como o Google Trend, que ajudam a conhecer melhor o mercado.
Através dele o empreendedor consegue acessar dados dos clientes e o quanto eles se interessam por qualquer produto.
Ou seja, com alguns cliques ele tem acesso a um enorme banco de dados de informação.
Outro aliado é o Google Analytics, ele permite saber o perfil de quem acessa o site da empresa, quanto tempo permanece e até mesmo a cidade de onde acessam.
Vale a pena ressaltar a importância dessa informação relacionada a cidade, muito usada quando a empresa pretende ampliar seus negócios.
Hoje em dia, é essencial que o empreendedor esteja envolvido com o mundo virtual.
Portanto, se a sua empresa ainda não migrou para o digital, esse é o momento de se adaptar, e inovar.
Mesmo vivendo em um momento difícil de pandemia, as vendas continuam aumentando, o perfil dos clientes está mudando, e é preciso acompanhar, caso contrário, corre o risco até mesmo da empresa chegar a falência.