Entrantes no Empreendedorismo e os Modelos de Negócio

Modelos de negócio no empreendedorismo

São muitos os modelos de negócio disponíveis para novos entrantes no empreendedorismo, por isso, é fundamental que o empreendedor elabore estratégias que o direcionem para que opte pelo modelo de negócio que melhor ampare a sua ideia inicial.

Além disso, cada modelo de negócio precisa será analisado estrategicamente, bem como, é importante que o entrante no empreendedorismo analise a questão orçamentária, já que há variação de custos por modelo de negócio.

Plataformas Marketplace ou ecommerce?

Por exemplo, é possível que entre no empreendedorismo através de um e-commerce, bem como é possível atuar através de plataformas marketplace. Porém, embora as duas vertentes considerem o mercado online, as suas bases são diferenciadas. Haja vista que a atuação via marketplace permite que o empreendedor não trabalhe com estoque, já o e-commerce exige que haja uma logística e planejamento quanto a essa necessidade.

No entanto, dentro da ideia de negócio pode ser do que o empreendedor se identifique mais com o fato de ter a sua própria loja. Todavia, dentro do conceito de marketplace há várias maneiras de atuação, por exemplo, pode ter o seu próprio aplicativo, atuar por plataformas prontas, dentre outras possibilidades.

Planejamento analisado e projeção de adaptabilidade do modelo escolhido 

Além disso, é possível que tenha a sua loja e-commerce e revenda seus produtos em uma plataforma marketplace como Mercado Livre, por exemplo. Ou seja, são diversas as camadas o que amparam um planejamento estratégico e um modelo de negócio.

Por isso, é importante que o empreendedor não analise somente a entrada no mercado, como também realize projeções para verificar a viabilidade do modelo escolhido em longo prazo, uma vez que quando escolher o seu modelo de negócio deverá direcionar todos os seus esforços e recursos para atingir o sucesso no empreendedorismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.