Você sabe qual é o perfil investidor que mais se encaixa com você? Sabe quais são os melhores investimentos que te trarão maior rentabilidade? Se você está pensando em investir o seu dinheiro, mas não conhece bem os caminhos, podemos te ajudar com alguns conceitos e dicas na matéria deste domingo (26) do Notícias Concursos.
Qual é o seu perfil investidor?
O perfil é determinado, basicamente, pelo grau em que alguém se permite correr riscos. Por exemplo, quando uma pessoa se cadastra em uma corretora, preenche um formulário onde, através das respostas, delimitará em qual categoria se encaixa.
Dessa forma, veja: Quer aumentar score? Conheça algumas dicas para ter uma ótima pontuação
Assim, existem os investidores conservadores, moderados ou arrojados. Entre as principais características de cada um tem-se:
- Conservadores – Desejam segurança, pois protegem o patrimônio o quanto podem. Dessa forma, acabam diversificando entre os melhores investimentos, sempre de risco baixo;
- Moderados – O perfil de investidor moderado tolera riscos que estejam a longo prazo, dependendo da situação. É aquele que conhece um pouco do mercado, bem como gostam de investir nas rendas variáveis e fixa;
- Arrojados – Conseguem uma maximização dos retornos, uma vez que não se importam tanto com a segurança. Eles são pessoas que aprenderam a lidar com as perdas a curto prazo, pois são elas que os farão faturar melhor no futuro.
Os melhores investimentos de acordo com o perfil de investidor
O investimento tem como principal objetivo proteger o capital, de forma que as pessoas possam atingir objetivos sólidos e construir um patrimônio. Entretanto, como mostraremos na matéria abaixo, é preciso entender alguns detalhes para que as aplicações sejam realmente vantajosas. Confira.
O perfil que vai se destacar dentro dos melhores investimentos precisa se alinhar às boas estratégias e ao objetivo principal. Pensando nisso, separamos algumas opções a serem consideradas.
Investimentos com risco baixo
Para o conservador, o investimento de baixo risco é o mais seguro e o que tem poucas chances de perda de capital. Mas, em contrapartida, esse tipo oferece menores possibilidades de bons retornos financeiros.
Entre os melhores investimentos, destacamos:
- Poupança – É a forma mais simples de investir dinheiro. É como emprestar para a instituição financeira e ela devolver acrescido de um percentual;
- Fundo renda fixa – Sua popularidade se dá pelo custo baixo e grande segurança. Nesse caso, o investidor pode acompanhar as variantes da taxa Selic;
- Tesouro direto Selic – É um investimento seguro, baixo custo e com retorno a curto prazo.
Portanto, saiba mais: Cartão pré-pago é uma solução para quem não consegue ser aprovado de outra forma? Entenda
Investimentos com risco médio
São os ideais para o perfil de investidor moderado, pois apresentam riscos e lucros proporcionais. Essas opções se mostram ótimas para os “apostadores”, sendo:
- Fundo multimercado – Este fundo se relaciona com investimentos em diversas áreas, não ficando atrelado a apenas um setor em específico;
- Fundo de investimento em ações – É a famosa Bolsa de Valores, que se forma com carteiras de diversos ativos. As cotas das empresas são adquiridas conforme sua disponibilidade no mercado das ações.
Investimentos de risco alto
Nesses investimentos, o indivíduo tem mesmo que estar disposto a correr muitos riscos. Uma vez que a verdadeira importância é quanto o ativo pode proporcionar de lucro, as opções se estendem. Veja as principais:
- Day trade – Com ações que tenham variação de valor a curto prazo durante um dia, pode-se aproveitar altas que seriam amortecidas a longo prazo;
- Oferta pública – É uma oferta que aparece quando certas empresas disponibilizam seus ativos para levantar capital. O risco é proporcional à flutuação do mercado e ao resultado do projeto.
Em suma, percebe-se que, para cada objetivo, existe um tipo de ação. Os melhores investimentos realmente só podem ser definidos assim por causa do perfil de investidor pessoal. Veja qual é o seu e tenha bons lucros.
Antes de decidir sobre onde investir seu dinheiro, identifique seu perfil investidor e peça conselhos de especialistas. Você tem tudo para se tornar um investidor de sucesso, então, comece já.
Assim, leia: Benefícios do consórcio: quais são as vantagens da contratação?