O perfil de um bom profissional conta com uma série de habilidades importantes para o mercado de trabalho.
A boa notícia é que essas habilidades podem ser desenvolvidas, à medida que você se dedica a isso.
Por conta disso, desenvolvemos este conteúdo para lhe ajudar a construir um perfil profissional ainda melhor. Confira e inspire-se!
Quais habilidades ajudam a caracterizar o perfil de um bom profissional?
São diversas as habilidades que podem ajudar a caracterizar o perfil de um bom profissional. Algumas têm um peso maior (como o caso de comprometimento), e outras pode ter um peso um pouco menor.
Porém, cabe a você analisar quais são as habilidades mais importantes para a sua área de atuação. Além disso, lembre-se de praticar o autoconhecimento e a autoanálise a fim de descobrir quais são as habilidades que podem ser aprimoradas e quais podem ser adquiridas do zero.
Boa reflexão!
1. Compromisso com prazos
O compromisso com os prazos e com as obrigações é fundamental para construir uma carreira profissional sólida. Se você se comprometeu a entregar algo ou resolver alguma coisa, cumpra com a sua palavra! Evite furar prazos, atrasar ou simplesmente inventar desculpas para algo que não foi feito.
2. Flexibilidade e resiliência
O perfil de um bom profissional também pode contar com a capacidade de ser mais flexível e resiliente. Afinal, nos últimos anos nós pudemos notar o quanto as mudanças podem chegar de uma forma totalmente inesperada. Por isso, desenvolver essas habilidades é encontrar forças para seguir caminhos novos, adaptando-se e crescendo.
3. Escuta ativa e empatia
A escuta ativa é outra peça-chave. Por meio dela a empatia pode aparecer, além de que você demonstra respeito, absorve conhecimentos importantes e encontra ferramentas, no discurso alheio, para persuadir e negociar, por exemplo.
4. Comunicação assertiva com bom posicionamento
Saber se comunicar adequadamente, de acordo com o perfil do interlocutor, também é uma das habilidades que caracteriza o perfil de um bom profissional. Se você sabe o que falar, como falar e quando falar, será mais facilmente ouvido.
5. Capacidade de negociação
Saber negociar com os seus pares, seus gestores ou clientes, é de suma importância para construir uma carreira mais sólida. Afinal, pare e pense: o tempo todo negociamos. Desde as coisas mais simples, até as mais complexas.
Assim sendo, saber fazer isso de forma assertiva é elementar.
6. Autoconfiança
Desenvolva a sua autoconfiança para se tornar uma referência na sua área de atuação. Isso porque bons profissionais costumam desenvolver esse atributo para que, a partir dessa confiança, possam dar suas opiniões, apresentar ideias, etc.
7. Proatividade
E por falar em apresentar ideias, não poderíamos deixar a proatividade de fora dessa lista, não é mesmo? Ela também ajuda a construir uma imagem profissional de qualidade.
8. Organização
Seja uma pessoa organizada se quiser passar uma imagem positiva para os seus gestores e colegas. E isso inclui organização da agenda, do ambiente, das atividades, dos processos, etc.
Dessa forma você irá, aos poucos, construir um perfil de um bom profissional. Bom desenvolvimento para você!