O pente fino do Bolsa Família vem assustando os brasileiros, que recebem o benefício. Afinal, conforme você poderá ver na matéria de hoje, com a medida do Ministério do Desenvolvimento Social, milhares de brasileiros estão perdendo os valores.
No entanto, o comunicado recente do Governo Federal tem gerado alegria para as famílias que dependem desse programa social.
Contudo, ainda é importante manter as informações atualizadas no CadÚnico, para evitar qualquer dor de cabeça no futuro.
O que é o pente fino do Bolsa Família?
Depois de uma análise aprofundada de todos os cadastros do programa, o Ministério do Desenvolvimento Social, que é responsável pelos pagamentos, identificou milhares de cadastros irregulares no programa.
Sendo assim, um pente fino foi realizado, no intuito de identificar quem realmente precisava do dinheiro, e quem estava recebendo de maneira irregular.
Segundo a pasta, o problema mais comumente encontrado, foi o cadastro de pessoas como família “unipessoal”. Isso significa que os diversos brasileiros estavam recebendo o benefício, como “família de 1 só pessoa”.
Dessa forma, todos os cadastros de pessoas nessa situação, foram alvos de suspensão do benefício, além de outros casos irregulares, encontrados durante a análise.
Outros problemas encontrados pelo pente fino do Bolsa Família
Durante o pente fino do Bolsa Família, o pelo Governo Federal, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social, encontraram diversas irregularidades.
No entanto, durante essa mesma análise, foram relatadas famílias inteiras, em situação de vulnerabilidade social e econômica, que não estavam recebendo o benefício. Isso estava ocorrendo por conta de suspensão em suas contas.
O problema levou milhares de pessoas a agências da Caixa Econômica Federal, responsáveis pelos pagamentos. O que fez com que filas intermináveis se formassem, com beneficiários que exigiam seus direitos ao programa.
Por conta disso, o Governo Federal, e o Ministério do Desenvolvimento Social foram pressionados a implementar soluções para o problema.
O que o Governo Federal fez?
Depois de receber inúmeros relatos de famílias que precisam, e estavam dentro dos critérios, para receber o benefício, mas estavam com as cotas suspensas, o Governo Federal precisou tomar uma atitude.
Sendo assim, a decisão foi de suspender os bloqueios, até meados do mês de junho. Contudo, mesmo com a suspensão, as análises em busca de irregularidades nos cadastros do Bolsa Família devem continuar até dezembro de 2023.
Além disso, a partir de agora, o Governo deve começar a fiscalizar todos os cadastros do programa, especialmente aqueles que não passam por atualizações há pelo menos 2 anos.
Outros pontos que o Governo vem investigando
Além da falta de atualizações nos dados cadastrais junto ao CadÚnico, há pelo menos 2 anos, o Governo Federal também deve fazer um pente fino no Bolsa Família, em outros aspectos.
Assim, as famílias que não estão com a carteira de vacinas em dia, também deverão ter o benefício suspenso durante o Governo do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
Outro ponto de atenção, para as famílias que precisam manter os recebimentos, é a certidão de frequência escolar das crianças e jovens que compõem o grupo familiar.
Ou seja, para garantir as parcelas do benefício, a família deve manter uma porcentagem entre 60% e 75% de frequência.
Sendo assim, é importante que o título do cadastro no CadÚnico esteja atento às informações fornecidas na hora do cadastro.
Além disso, é importante manter as crianças e jovens na escola e completar o calendário vacinal todos os anos.
Dessa forma, além de garantir o recebimento, você também contribui com a saúde e o desenvolvimento das crianças e jovens do país.