PE: Instituto oferece vagas para cursos técnicos e superiores

O IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) está oferecendo 2893 vagas em 16 campi. O processo seletivo será realizado online pela internet e as inscrições serão gratuitas. 

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o IFPE teve que adotar mudanças no seu vestibular. Sendo assim, as inscrições para o processo seletivo começam na próxima segunda-feira (5), podendo ser realizadas até o dia 18, pelo portal da instituição na internet. 

As 2.893 vagas serão distribuídas da seguinte maneira:

  • 2.129 para cursos técnicos na modalidade subsequente (para quem concluiu o ensino médio);
  • 377 vagas para cursos superiores;
  • 352 para cursos técnicos na modalidade integrada ao ensino médio;
  • 35 vagas no Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Além disso, 60% das vagas são garantidas para estudantes das escolas públicas. Ademais, o instituto também reserva cotas para pessoas com deficiência, pretas, indígenas e para pessoas que moram na zona rural para os cursos agrícolas. 

Inscrição e documentos

No ato da inscrição para os cursos superiores, os estudantes podem escolher utilizar a nota geral do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou a nota presente no histórico escolar do ensino médio. 

Caso o candidato opte pela utilização das notas do Enem, serão aceitas somente notas das edições realizadas entre 2016 e 2020. 

Já quem optar pelo histórico escolar deve usar as notas do 1º e 2º ano, anexando a cópia digital da frente e do verso do documento. 

O candidato também precisa apresentar o nome completo, carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela escola. 

Caso prefira, ele também pode anexar uma declaração com as médias das disciplinas do 1º e 2º ano, com assinatura e carimbo do responsável pela escola.

Já para os cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente, os candidatos deverão apresentar o histórico escolar ou certificação equivalente. 

Serão levadas em consideração as notas obtidas do 6º até o 8º ano do ensino fundamental e as do 1º e 2º anos do ensino médio, respectivamente.

Por meio de uma nota o Instituto informou: “O objetivo é não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia”. 

Além disso, o IFPE informou também que os candidatos que tiverem suas inscrições indeferidas por conta de documentações ou informações divergentes, poderão corrigir os dados ou documentos anexados, ao longo do processo de retificação das inscrições. 

Cronograma

Veja abaixo como será o cronograma do instituto: 

  • 26 de julho: divulgação da lista preliminar das inscrições;
  • 27 a 28 de julho: retificação de dados e documentação;
  • 4 de agosto: resultado preliminar do processo de retificação;
  • 12 de agosto: divulgação da lista de aprovados;
  • 16 de agosto: início do período de matrícula.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – CLT: Equiparação Salarial, Vínculo Empregatício e Férias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.