PDTI: os processos de tecnologia da informação na CGU

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) tem como propósito direcionar as ações de TI na CGU. Saiba mais!

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) tem como propósito direcionar as ações de TI na Controladoria-Geral da União (CGU) entre março de 2022 e dezembro de 2023, conforme informações oficiais. 

PDTI: os processos de tecnologia da informação na CGU

O PDTI define os projetos a serem executados com o intuito de: viabilizar o alcance dos objetivos definidos no Plano Estratégico Institucional, a execução dos processos da Cadeia de Valor da CGU e o adequado funcionamento dos sistemas e serviços de TI.

Acompanhamentos e investimentos

De acordo com a própria Controladoria-Geral da União (CGU), a elaboração, o monitoramento e a revisão do Plano Diretor de TI são parte do Processo de Planejamento de TI, o qual orienta a seleção, priorização e acompanhamento do portfólio de ações e investimentos em Tecnologia da Informação necessários ao atendimento das demandas da CGU, em alinhamento com as estratégias organizacionais.

A Controladoria-Geral da União (CGU) explica que o Planejamento de TI é conduzido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e conta com a participação da estrutura de Governança de TI do Órgão e dos representantes das Unidades Demandantes.

Temas abordados no PDTI

O documento oficial aborda os seguintes temas: a estrutura de Governança de TI da CGU; o alinhamento ao Plano Anticorrupção (PAC), ao Planejamento Estratégico da CGU e à estratégia de Governo Digital.

Além disso, a Controladoria-Geral da União (CGU) explica que o documento aborda as Diretrizes Tecnológicas; o Processo de Priorização de Projetos; a Gestão de Pessoas e de Risco; o Inventário de Necessidades Priorizado, o Plano Orçamentário e o Plano de Metas e Ações.

A estrutura de governança de TI da CGU

A estrutura de Governança de TI da Controladoria-Geral da União (CGU) é definida pela Política de Governança de Tecnologia da Informação (PGTI/CGU), atualizada pela Portaria CGU nº 1.420/2019,  sendo composta pelos Comitê de Governança Interna(CGI), o Comitê Gerencial de Tecnologia da Informação (CGTI) e as Unidades Gestoras de Soluções de TI. As ações de TI são conduzidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação.

A estrutura de Governança da Controladoria-Geral da União (CGU) foi atualizada pela Portaria nº 162, de 17 de janeiro de 2020. O Comitê de Governança Interna (CGI), entre outras funções institucionais, exerce as atribuições dos Comitê de Tecnologia da Informação e Comitê de Governança Digital, sendo composto pelos ocupantes dos cargos de Ministro de Estado; Secretário-Executivo; Secretário Federal de Controle Interno; Secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção; Secretário de Combate à Corrupção; Corregedor-Geral da União; e Ouvidor-Geral da União, de acordo informações oficiais da Controladoria-Geral da União (CGU).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.