Passo a passo: como usar programa do governo para bloquear celular roubado

Governo federal deverá lançar novo programa pra bloqueio de celular roubado nesta terça, 19. Veja detalhes

O governo federal deverá lançar nesta terça-feira (19) um novo sistema para ajudar a bloquear o celular que for roubado no Brasil. A iniciativa é do Ministério da Justiça, e deverá começar a funcionar já a partir desta quarta-feira (20). Qualquer cidadão poderá participar.

A ideia geral do sistema é ter a capacidade de inutilizar por completo todo o celular que for roubado no Brasil.

“Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, disse o secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli.

“Bloquear as conexões com rapidez – dos celulares roubados aos aparelhos utilizados nas penitenciárias -, seguir o dinheiro, atuar com inteligência, planejamento e visão estratégica utilizando as melhores ferramentas tecnológicas. Esta é a segurança pública do século XXI”, completou ele.

Passo a passo: como usar programa do governo para bloquear celular roubado
Secretário Ricardo Capelli lança iniciativa nesta terça, 19. Imagem: Reprodução

Pessoa de confiança

O programa em questão vai se chamar “Celular Seguro”, e cada cidadão que deseja participar vai precisar indicar uma pessoa de confiança para participar. Assim, esta pessoa de confiança terá o poder de bloquear o celular quando este for extraviado por algum motivo.

Perguntado sobre a possibilidade de bloqueio de celular sem autorização, Capelli disse que a responsabilidade da escolha da pessoa de confiança é do próprio participante. Assim, ele terá que ter muito cuidado no momento da escolha desse amigo.

Outro ponto importante é que o programa vai funcionar através da plataforma Gov.br. Se você ainda não tem um cadastro neste sistema, é importante criar um o quanto antes.

Vale lembrar que o cidadão que foi roubado também terá a oportunidade de bloquear o seu próprio celular através do sistema gov.br.

Passo a passo do programa Celular Seguro

  • Passo 1: selecione a pessoa, ou pessoas, de confiança. Será importante inserir os dados como nome completo, CPF, telefone e e-mail de contato de cada uma delas;
  • Assim que você adicionar esta pessoa de confiança, ela vai receber uma notificação e vai passar a visualizar o celular cadastrado no próprio aplicativo. É através deste app que ela vai ter acesso ao botão de emergência;
  • Caso você seja assaltado, e levarem o seu celular, será preciso entrar em contato com a pessoa de confiança e pedir para ela bloquear o dispositivo;
  • A pessoa de confiança poderá escolher o aparelho a ser bloqueado, e clicar na opção Alerta, que vai ser indicado por um triângulo amarelo;
  • Na sequência, ela deverá informar se a perda se deu por perda, roubo ou furto. Além disso, ela também precisará informar a data e o local da ocorrência;
  • Logo depois, o sistema vai entregar um número de protocolo, que deverá ser anotado para uso em atendimentos posteriores não apenas no ministério, mas também na Anatel ou mesmo nos bancos;
  • As entidades envolvidas receberão um alerta, e prometem bloquear todas as contas que estão vinculadas ao celular que foi roubado em um intervalo de, no máximo, 10 minutos.

Instituições participantes do Celular Seguro

De acordo com o Ministério da Justiça, participam deste projeto os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo), Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) e Nubank, o aplicativo de entregas iFood e o markeplace Mercado Livre.

A Anatel também participa do sistema, e promete bloquear o aparelho e o chip em até 24 horas depois do acionamento do botão de emergência.

O Ministério também afirma que haverá um sistema para tentar reverter os alertas falsos, ou que foram acionados por engano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.