Pará tem diferentes concursos em andamento

Confira os último andamentos de alguns dos concursos do estado!

Diferentes órgãos do Pará se organizam para lançamento de concursos públicos.

Nesse sentido, recentemente, houve a definição de bancas examinadoras para alguns destes. Até o momento, então, a expectativa é de que os certame ocorram ainda neste ano de 2022.

Assim, as bancas que irão organizar estas seleções são a Cetap e a Consulplan, segundo publicações no Diário Oficial do estado.

Dos quatro novos certames, a Cetap ficará sob a responsabilidade de três, enquanto a Consulpan coordenará o andamento de um. Confira a seguir as instituições: 

  • Hospital Ophir Loyola (HOL): terá a banca Cetap; 
  • Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV): Consulplan; 
  • Fundação Santa Casa Misericórdia o Pará (FSCMPA): Cetap; 
  • Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev): Cetap.

Antes da seleção final, no mês de maio deste ano, a Seplad informou que quatro bancas examinadoras iriam concorrer ao processo licitatório. Portanto, além das duas empresas acima, outras duas também participaram de todo o processo seletivo.

Agora, a definição e contratação das mesmas já ocorreu de forma oficial. A publicação do documento que oficializa a contratação das duas empresas ocorreu no último dia 08 de agosto, com validade de 12 meses.

A Seplad informa, portanto, que as empresas ficarão responsáveis pelos processos de planejamento, organização e realização de todas as etapas do concurso. Isto é, como, por exemplo, inscrições, aplicação das provas e divulgação dos resultados finais.

“Trabalhamos na expectativa para a realização desses certames, pois a área da saúde é importante e requer mais investimentos, pois beneficiarão de forma direta a população, além de oportunizar o ingresso de novos servidores por meio de concursos”, declarou Hana Ghassan, titular da Seplad.

Após a conclusão deste passo, então, se espera a publicação do edital oficial dos novos certames. Contudo, até o momento, ainda não é possível indicar uma data para este ato.

Já é possível saber a previsão de vagas

A expectativa é de que todos os concursos acima ofertem vagas a cargos de nível médio e superior.

Os cargos ainda não foram oficialmente divulgados, contudo, a Seplad comunicou o número de vagas de cada concurso do Pará. Por meio de nota, então, a distribuição das vagas ficou da seguinte forma:  

  • Secretaria de Estado da Saúde (Sespa), com 315 vagas; 
  • Hospital Ophir Loyola (HOL), com 121 vagas; 
  • Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), com 219 vagas; 
  • Fundação Santa Casa Misericórdia o Pará (FSCMPA), com 250 vagas.

Segundo Hana Ghassan, titular da Seplad, para estes novos concursos, a área da saúde foi a prioridade. Isto é, pela alta necessidade do preenchimento de postos de trabalho.

Veja também: Concurso PGM Recife PE abre edital

“A área da saúde merece a nossa devida atenção com investimentos, e seguimos trabalhando de forma diligente para que todos tenham, cada vez mais, acesso a serviços de qualidade. A realização do concurso público faz parte da soma de ações da atual gestão, que busca mecanismos de avanços para a área. Estamos trabalhando para que em breve iniciem os processos licitatórios dos certames”, relatou a titular da Seplad.

Sedop de Pará monta comissão

Indo adiante, além dos órgãos acima, algumas secretarias do estado se preparam para novo concurso público. Nesse sentido, uma delas é a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará.

De acordo com ela, então, houve a criação de comissão para contratar a banca examinadora que ficará responsável pela organização de seu próximo concurso público.

A portaria que conta com os membros da comissão já foi publicada no Diário Oficial do estado. Desse modo, o grupo conta com cinco membros, sendo:

  • André Fernandes de Pontes; 
  • Flávia Francinete Ferreira Machado Nunes; 
  • Nadja Alline de Andrade Müller; 
  • Daniel Aben-Athar Lobato da Silva; 
  • Edemilson Fagundes Barbosa.

Assim, a comissão terá a função de planejar e coordenação o processo de contratação da banca examinadora que ficará responsável por todos os trâmites do novo concurso do órgão.

Embora a quantidade de vagas e também a listagem de cargos ainda não tenham sido divulgados, o novo concurso já está há um bom tempo no radar do governo estadual. Dessa maneira, isso indica que ele poderá ocorrer ainda durante o decorrer deste ano.

Veja também: Concurso UFBA 2022 com 89 vagas para técnicos está previsto para esta segunda, 15

Além disso, é importante lembrar que, em 2021, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará contou com um edital para o preenchimento de 39 vagas temporárias.

Ao todo, das 39 vagas, 26 foram a cargos do nível superior e outras 13 para cargos de nível técnico e médio, sendo todas elas na cidade de Belém.

Os salários na época variavam de R$ 1.100 a R$ 1.560,76 e todos os candidatos passaram por entrevista e análise curricular.

Semas de Pará também contratará banca

Outro concurso estadual será o da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.

O órgão, então, vem se movimentando para iniciar os trâmites necessários a fim de formalizar o processo de contratação da banca examinadora.

Portanto, desde o dia 22 de junho, o órgão vem recebendo propostas de empresas que se interessam em oferecer este serviço.

Ainda não é possível saber quais serão os cargos e o número total de vagas, no entanto, a expectativa é de que as vagas serão para cargos de nível superior e médio. Ademais, espera-se que novas informações sobre o andamento do concurso sejam liberadas em breve.

O lançamento do novo certame vem sendo debate interno na instituição desde o ano de 2019. Nesse sentido, inclusive, em agosto de 2020, o Tribunal de Contas do Estado (TCE PA) recomendou que a seleção acontecesse.

Por isso, é importante lembrar que o último processo seletivo da Semas aconteceu em 2021. Na época, foi um total de 233 vagas com caráter temporário. Assim, as vagas foram para cargos de nível superior, fundamental e médio de escolaridade.

Este processo teve como banca examinadora o Sistema Integrado de Processo Simplificado do Pará (Sipros PA).

O processo seletivo foi composto por análise curricular, documental e entrevista pessoal, todas as etapas possuíam caráter eliminatório e classificatório.

Veja também: Prefeitura de Pimenta Bueno (RO) abre 87 vagas

Nesse sentido, é interessante que os candidatos analisem seleções e provas anteriores a fim de se preparar melhor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.