Diferentes órgãos do Pará se organizam para lançamento de concursos públicos.
Nesse sentido, recentemente, houve a definição de bancas examinadoras para alguns destes. Até o momento, então, a expectativa é de que os certame ocorram ainda neste ano de 2022.
Assim, as bancas que irão organizar estas seleções são a Cetap e a Consulplan, segundo publicações no Diário Oficial do estado.
Dos quatro novos certames, a Cetap ficará sob a responsabilidade de três, enquanto a Consulpan coordenará o andamento de um. Confira a seguir as instituições:
- Hospital Ophir Loyola (HOL): terá a banca Cetap;
- Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV): Consulplan;
- Fundação Santa Casa Misericórdia o Pará (FSCMPA): Cetap;
- Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev): Cetap.
Antes da seleção final, no mês de maio deste ano, a Seplad informou que quatro bancas examinadoras iriam concorrer ao processo licitatório. Portanto, além das duas empresas acima, outras duas também participaram de todo o processo seletivo.
Agora, a definição e contratação das mesmas já ocorreu de forma oficial. A publicação do documento que oficializa a contratação das duas empresas ocorreu no último dia 08 de agosto, com validade de 12 meses.
A Seplad informa, portanto, que as empresas ficarão responsáveis pelos processos de planejamento, organização e realização de todas as etapas do concurso. Isto é, como, por exemplo, inscrições, aplicação das provas e divulgação dos resultados finais.
“Trabalhamos na expectativa para a realização desses certames, pois a área da saúde é importante e requer mais investimentos, pois beneficiarão de forma direta a população, além de oportunizar o ingresso de novos servidores por meio de concursos”, declarou Hana Ghassan, titular da Seplad.
Após a conclusão deste passo, então, se espera a publicação do edital oficial dos novos certames. Contudo, até o momento, ainda não é possível indicar uma data para este ato.
Já é possível saber a previsão de vagas
A expectativa é de que todos os concursos acima ofertem vagas a cargos de nível médio e superior.
Os cargos ainda não foram oficialmente divulgados, contudo, a Seplad comunicou o número de vagas de cada concurso do Pará. Por meio de nota, então, a distribuição das vagas ficou da seguinte forma:
- Secretaria de Estado da Saúde (Sespa), com 315 vagas;
- Hospital Ophir Loyola (HOL), com 121 vagas;
- Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), com 219 vagas;
- Fundação Santa Casa Misericórdia o Pará (FSCMPA), com 250 vagas.
Segundo Hana Ghassan, titular da Seplad, para estes novos concursos, a área da saúde foi a prioridade. Isto é, pela alta necessidade do preenchimento de postos de trabalho.
Veja também: Concurso PGM Recife PE abre edital
“A área da saúde merece a nossa devida atenção com investimentos, e seguimos trabalhando de forma diligente para que todos tenham, cada vez mais, acesso a serviços de qualidade. A realização do concurso público faz parte da soma de ações da atual gestão, que busca mecanismos de avanços para a área. Estamos trabalhando para que em breve iniciem os processos licitatórios dos certames”, relatou a titular da Seplad.
Sedop de Pará monta comissão
Indo adiante, além dos órgãos acima, algumas secretarias do estado se preparam para novo concurso público. Nesse sentido, uma delas é a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará.
De acordo com ela, então, houve a criação de comissão para contratar a banca examinadora que ficará responsável pela organização de seu próximo concurso público.
A portaria que conta com os membros da comissão já foi publicada no Diário Oficial do estado. Desse modo, o grupo conta com cinco membros, sendo:
- André Fernandes de Pontes;
- Flávia Francinete Ferreira Machado Nunes;
- Nadja Alline de Andrade Müller;
- Daniel Aben-Athar Lobato da Silva;
- Edemilson Fagundes Barbosa.
Assim, a comissão terá a função de planejar e coordenação o processo de contratação da banca examinadora que ficará responsável por todos os trâmites do novo concurso do órgão.
Embora a quantidade de vagas e também a listagem de cargos ainda não tenham sido divulgados, o novo concurso já está há um bom tempo no radar do governo estadual. Dessa maneira, isso indica que ele poderá ocorrer ainda durante o decorrer deste ano.
Veja também: Concurso UFBA 2022 com 89 vagas para técnicos está previsto para esta segunda, 15
Além disso, é importante lembrar que, em 2021, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará contou com um edital para o preenchimento de 39 vagas temporárias.
Ao todo, das 39 vagas, 26 foram a cargos do nível superior e outras 13 para cargos de nível técnico e médio, sendo todas elas na cidade de Belém.
Os salários na época variavam de R$ 1.100 a R$ 1.560,76 e todos os candidatos passaram por entrevista e análise curricular.
Semas de Pará também contratará banca
Outro concurso estadual será o da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.
O órgão, então, vem se movimentando para iniciar os trâmites necessários a fim de formalizar o processo de contratação da banca examinadora.
Portanto, desde o dia 22 de junho, o órgão vem recebendo propostas de empresas que se interessam em oferecer este serviço.
Ainda não é possível saber quais serão os cargos e o número total de vagas, no entanto, a expectativa é de que as vagas serão para cargos de nível superior e médio. Ademais, espera-se que novas informações sobre o andamento do concurso sejam liberadas em breve.
O lançamento do novo certame vem sendo debate interno na instituição desde o ano de 2019. Nesse sentido, inclusive, em agosto de 2020, o Tribunal de Contas do Estado (TCE PA) recomendou que a seleção acontecesse.
Por isso, é importante lembrar que o último processo seletivo da Semas aconteceu em 2021. Na época, foi um total de 233 vagas com caráter temporário. Assim, as vagas foram para cargos de nível superior, fundamental e médio de escolaridade.
Este processo teve como banca examinadora o Sistema Integrado de Processo Simplificado do Pará (Sipros PA).
O processo seletivo foi composto por análise curricular, documental e entrevista pessoal, todas as etapas possuíam caráter eliminatório e classificatório.
Veja também: Prefeitura de Pimenta Bueno (RO) abre 87 vagas
Nesse sentido, é interessante que os candidatos analisem seleções e provas anteriores a fim de se preparar melhor.