Pagar dívidas com FGTS: 40% dos inadimplentes pretender utilizar

Pagar dívidas com FGTS: 40% dos inadimplentes pretendem utilizar

Cerca de 40% dos inadimplentes com carteira assinada pretendem quitar suas dívidas com o saque extraordinário do FGTS. O levantamento realizado pelo  Instituto Opinion Box em parceria com a Serasa constatou que 26% dos entrevistados indicaram que pretendem utilizar o dinheiro liberado para pagar dívidas de cartão de crédito, enquanto 26% pretendem pagar dívidas referentes a contas básicas como água e energia elétrica. 

O estudo também constatou que 12% dos entrevistados pretendem quitar dívidas adquiridas em instituições bancárias e 8% dos inadimplentes quitarão débitos com familiares e amigos. Além disso, 13% dos trabalhadores brasileiros utilizarão o fundo de garantia para fazer compras em supermercados.

O levantamento citado acima foi realizado durante entre os dias 12 e 14 de abril e ouviu mais de 1.679 usuários da Serasa. Vale ressaltar que dos indivíduos entrevistados, apenas 32% afirmaram ter saldo disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

É vantajoso quitar as dívidas com o fundo de garantia?

A vantagem de ter o nome limpo é conseguir empréstimos e diversos outros serviços financeiros com mais facilidade. Esses produtos muitas vezes acabam facilitando bastante o dia a dia dos cidadãos. 

Para Thiago Ramos, gerente da Serasa Experian, o saque extraordinário do FGTS é uma chance do trabalhador readequar o orçamento familiar. “Você teve uma certa facilidade de crédito durante a pandemia. O que aconteceu recentemente é uma recuperação de postos de trabalho, mas com rendimento muito menor. Soma-se a isso a inflação, o que acontece? Você não consegue adequar o orçamento. O ideal é quitar a dívida e começar a economizar para readequar o orçamento”, explica. 

Com o dinheiro da dívida à vista, muitas vezes é possível adquirir diversos descontos especiais ao quitar dívidas, com empresas intermediadoras como o Serasa. Sendo assim, o saque extraordinário do FGTS pode ser uma ótima alternativa para os endividados. 

Saiba mais sobre o saque extraordinário do FGTS 

Após a autorização do governo federal, a Caixa Econômica Federal começou a liberar o saque de até R$ 1 mil do fundo de garantia para trabalhadores brasileiros. O valor pode ser resgatado de contas ativas ou não, desde que possuam saldo. “O objetivo da medida é reduzir o comprometimento da renda e endividamento das famílias em função da crise sanitária provocada pela Covid-19”, explica o governo federal.

O crédito dos recursos referentes ao saque extraordinário do FGTS serão feitos por meio da Conta Poupança Social Digital na Caixa. Desse modo, os trabalhadores poderão utilizar o aplicativo Caixa Tem para pagar boleto ou fazer compras utilizando o cartão de débito virtual. Segundo a instituição, utilizando o Caixa Tem é possível fazer compras em sites, aplicativos e até mesmo estabelecimentos comerciais com o QR Code.

O pagamento do saque extraordinário do FGTS começou a ser liberado no dia 20 de abril para os nascidos em janeiro e será feito pela Caixa de acordo com o mês de nascimento de cada trabalhador. Sendo assim, os nascidos em dezembro serão os últimos a receber os recursos, no dia 15 de junho de 2022. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?