Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Pagamento dobrado! Veja quem pode receber dois benefícios ao mesmo tempo no INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contou com novas regras de acúmulos de benefícios após o texto da Reforma da Previdência entrar em vigor. Antes, o segurado poderia receber dois benefícios ao mesmo tempo, como, por exemplo, nos casos de duas pensões. Mas agora, o acúmulo é permitido?

Sendo assim, com as novas regras, o beneficiário poderá receber duas aposentadorias oficiais do INSS, mas desde que sejam recebidas em regimes previdenciários diferentes. Além disso, o beneficiário poderá receber pensão por morte mais aposentadoria.

No entanto, vale destacar que a concessão depende de quando os benefícios foram solicitados.

INSS: Casos em que o acúmulo é permitido

O beneficiário do INSS poderá receber duas aposentadorias ao mesmo tempo, desde que sejam concedidas em regimes previdenciários diferentes.

Por exemplo, caso um professor trabalhe em uma escola privada e e também seja servidor público, ele poderá se aposentar tanto pelo INSS, quanto pelo regime próprio de previdência do município ou do estado em que for servidor.

Além disso, será possível acumular a pensão por morte e aposentadoria. Nesta situação, o segurado vai receber, integralmente, o benefício de maior valor. O pagamento será apenas de uma parcela do que for menor.

O cálculo

O percentual vai ser calculado por uma escala de reduções, dividida por faixas de rendimento, limitado ao salário-mínimo.

Poderão ser recebidas em conjunto:

Pensão por morte decorrente de cônjuge ou companheiro de um regime da previdência social mais outra pensão por morte de regime diverso ou pensões aliadas às atividade militares presentes.

Além disso, será permitido aposentadoria rural por idade + pensão por morte de trabalhador urbano.

INSS: Casos em que o acúmulo é proibido

O acúmulo de benefícios no INSS é proibido nas seguintes situações:

  • Salário-maternidade e auxílio-doença;
  • Auxílio-doença + aposentadoria;
  • Aposentadoria e abono de permanência de benefício;
  • Duas pensões por morte deixadas por cônjuge, filhos ou pais;
  • Seguro-desemprego + outro benefício da Previdência, salvo pensão por morte ou auxílio acidente.

Veja também: CONFIRMADO: INSS terá antecipação do 13º salário anualmente

37 Comentários
  1. Sara evangelista muniz Diz

    Bom dia eu tenho 53 anos trabalhei 10 anos sem carteira assinada e tenho 7 anos e 6 meses de carteira assinada posso recuperar esses 10 anos sendo que meus patroes estão vivos para contar na aposentadoria.

  2. Antônio Marcos de Almeida Diz

    Uma pessoa que tem uma MEI e paga a contribuição exigida por ela, e ainda é funcionário público concursado, ele pode somar as contribuições e com isso aumentar sua aposentadoria pois contribui de duas formas ou pode ter uma aposentadoria pra cada contribuição ?

  3. Solange Gomes Vieira Diz

    Tenho 53 anos sou funcionária pública a 26 anos área de saúde, posso aposentar com 55 anos e 30 de contribuição?Tenho 13 anos privados posso pagar até 1t anos e ter aposentadoria privada e pública?

  4. Adriana Alves Rodrigues Diz

    Minha mãe, é dona de casa e tem 72 anos. Recebe pensão do meu pai, ela pode se aposentar por idade?

  5. Cleonir Pereira de sá Diz

    Recebo pensão por morte do meu falecido em 2017 ele faleceu fui receber 1m 2019 e ñ recebi atrasados e tive de pegar um empréstimo de 13,600 mil cobrados pela advogada pago aluguel sou epiletica mau da pra comprar comida meu salário seria quase 1,400 mil reais e só recebo 944reais oque faço pra receber normal sinto que fui passada pra trás pois a advogada ñ me deu nenhum comprovante

    1. ANDREA JACOB FERREIRA Diz

      Alguma coisa está errada, vc deve procurar o INSS. Tenho quase certeza que essa advogada te passou a perna. Sem contar que esse valor cobrado por ela foi um roubo🤦

  6. Ângela Ferreira da Silva Diz

    Meu benefício por do INSS não cai na minha conta da caixa sempre tenho que receber com identidade já fiz vários contas na caixa mas ele nunca vai na minha conta com isso nunca posso saber meu saldo nem tirar o extrato nem comprar nada com o cartão .pois ele é inválido,,oque devo fazer?

    1. ANDREA JACOB FERREIRA Diz

      Vc deve procurar a sua agência da caixa e pedir pra fazer a portabilidade.

  7. María Moraes Souza Queiroz Diz

    Sou servidora pública aposentada e meu marido do privado e aposentado se ele morrer eu recebo a aposentadoria dele integral?
    E vice versa?
    Obrigado.

  8. Maria Aparecida Genelhud Diz

    Estou encostada pelo auxilio doença
    E sempre morei na roça tenho nota produtora
    A varios anos eu posso aposentar como funcionaria publica e como ptodutora rural

  9. Denise Diz

    Minha mãe recebe pensão por morte e contribui com inss quando tiver a idade vai poder se aposentar ficar recebendo os dois beneficios?

  10. Edna Alves Barbosa Diz

    Minha mãe recebi a pensão por morte do meu irmão e agora meu pai faleceu estava recebendo as duas, só que a do meu irmão está passando por análise é certo isso ou tenho que recorrer

    1. ANDREA JACOB FERREIRA Diz

      Creio que ela terá que optar só por uma, normalmente a de maior valor.

  11. Iremar dos Santos Pereira Diz

    Sou aposentado em 2011 e continuei s trsbhar até julho de 2020 na Sabesp será que poderia fazer recisão do benefício por perdad6 de renda obgdo

  12. Gerson Diz

    Uma pessoa que recebe auxílio acidente quando for se aposentar o auxílio acidente ajuda no cálculo para o contribuinte receber um salário maior?

    1. Nathali pires ruiz Diz

      Boa tarde!!! Eu recebo pensão do meu filho por morte,mais do meu marido TB por morte.
      Vou perde uma delas

      1. José joCjarlos Diz

        Na nova lei, a senhora recebe a pensão dele normalmente. Ou seja por ser regime diferente. A senhora foi funcionária pública e ele regime privado a senhora receberá a pensão dele. JC de Minas.

      2. ANDREA JACOB FERREIRA Diz

        Acredito que terá que optar pela de maior valor.

  13. Antônio Aparecido Martins Diz

    Sou aposentado por invalidez e minha esposa é aposentada por tempo de trabalho. Se eu falecer ela poderá receber minha pensão maís a aposentadoria dela ou terá que optar pela que for maior?

    1. Cleonir Pereira de sá Diz

      Recebo pensão por morte do meu falecido em 2017 ele faleceu fui receber 1m 2019 e ñ recebi atrasados e tive de pegar um empréstimo de 13,600 mil cobrados pela advogada pago aluguel sou epiletica mau da pra comprar comida meu salário seria quase 1,400 mil reais e só recebo 944reais oque faço pra receber normal sinto que fui passada pra trás pois a advogada ñ me deu nenhum comprovante

      1. Ana Diz

        Bom dia não existe atrasado por pensão por morte…a pensão por morte passa a ser contada aperto da data que deu entrada e não quando ouve o obto…
        Em questão de valores vc só recebe o valor total 1.400 reais depois que vc termina de paga o empresrimo

  14. Marcos Luis Diz

    Uma sugestão para as pessoas que recebem auxílio acidente vitalício é: já que recebem meio salário mínimo, porque o governo não dá um salário para esse grupo?
    Tendo em vista que com meio salário não se consegue resolver todos as obrigações e com alguma debilidade a pessoa dificilmente é aceita no mercado de trabalho.assim todos passam receber o auxílio de um salário mínimo já descontando a parte do INSS para no futuro o acidentado possa se aposentar sem muito sofrimento na questão do tempo de idade,por conta da dificuldade de arrumar um emprego.

    1. Alessandra sslopes Diz

      Minha mãe recebe o você mais antes recebia auxílio acidente, então pode receber os dois benefícios?

  15. Norma S. Bergmann Diz

    Então se o marido ou se a esposa morrer o que ficar não fica com a aposentadoria do que se foi? 🤔

    1. ROBERTO GONCALVES GARCIA Diz

      A
      Se a esposa(aposentadaINSS) morrer o marido (aposentado func.publico) fica cgom a pensão dela. robertogoncalvesgarcia@gmail.com

  16. Fatima Ferraz Santos Diz

    Se um pessoa recebe pensão por morte do conjugue também pode aposentar por idade com 15 anos contribuído é com idade suficiente ?

  17. Fatima Ferraz Santos Diz

    Se uma pessoa já recebe pensão por morte do conjugue pode também se aposenta por idade com 15 anos contribuido.

    1. LEONICE MARIA DA COSTA CHAVES Diz

      Boa tarde, recebo pensão por morte e
      No próximo ano co.pleto 60 anos.
      Gostaria de saber se posso me aposentar
      Pois tenho 17 anos de carreira assinada.

  18. Maria Vicência Santos Diz

    Meu auxílio emergencial foi cortado,quero pedir me dêem de novo,passo muita dificuldade pois recebo só 700 reais da minha aposentadoria,e tenho muita coisas para pagar.

  19. Erick Adolfo Arado Diz

    Por favor, alguém pode me tirar uma dúvida teoricamente simples ?
    Um casal idoso recebia aposentadoria pelo INSS. O marido morre. A esposa poderá receber a pensão e a aposentadoria dela certo? Ocorre que de acordo com o que vocês escreveram
    “será possível acumular a pensão por morte e aposentadoria. Nesta situação, o segurado vai receber, integralmente, o benefício de maior valor. O pagamento será apenas de uma parcela do que for menor” será integral por exemplo a pensão (que tem maior valor) e parcial a aposentadoria da esposa .

    Estou correto?

    Se não estiver ocorrendo isso a quem devo recorrer ?

  20. Rute Gonçalves De Sousa Diz

    Minha irmã aposentada por invalidez pediu pensão por morte do nosso pai em 2013,mas foi indeferido,segundo o INSS a causa do indeferimento é que na época o INSS só dava direito a pensão por morte se a doença Esquizofrenia tivesse sido diagnosticada antes dos 18 anos,
    Como essa lei já mudou,posso dar entrada novamento com o pedido de pensão por morte?

    1. Nercina pereira dos santos Diz

      Eu tenho 63 anos trabalhei como rural na roça até 1978 e trabalhei com carteira assinada algumas vezes mais minha contribuição e muito pouca guais os meios para entrar com aposentadoria rural ?

  21. Julio Cesar da Silva Diz

    E o auxílio-acidente antigo não será cumulativo desde 97

  22. Julio Cesar da Silva Diz

    E o segurado que tem o auxílio-acidente antigo desde 97 não poderá ser acumulativo

  23. Daisy aTrezinha Albieri Diz

    ESou aposentada com auxílio do cadastro único tenho 71 anos nunca recebi décimo terceiro contebrui mais13 ano como Isso será que não tenho a direito

  24. Marta da Conceição Silva Diz

    Estou esperando a meses uma resposta dos atrasados do auxílio reclusão como faço pra saber quando terei uma decisão?

    1. Alexandre Diz

      Eu acho que o bolsa bandido, ou bolsa ladrão acabou….kkkkkkkkk……….

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.