Pagamento de contas em 2024: estudo sobre o Pix revela dados IMPRESSIONANTES; Confira

Pagamento de contas em 2024: estudo sobre o Pix revela dados IMPRESSIONANTES; Confira

Uma pesquisa conduzida pela fintech Koin, especializada em soluções de “Buy now, pay later” (“compre agora, pague depois”), revelou que cerca de 30% dos brasileiros planejam quitar as contas do início do ano com o Pix. As contas incluem o IPTU, IPVA e até mesmo matrículas escolares.

De acordo com o levantamento, o Pix desponta como a principal escolha de pagamento para 26,7% dos entrevistados, superando outras opções tradicionais. Em segundo lugar, o cartão de crédito é mencionado por 21,1% dos participantes como a forma preferencial de quitação dessas obrigações financeiras.

A pesquisa também aponta que 14,4% dos brasileiros pretendem parcelar as despesas utilizando boleto bancário, enquanto 14,2% optarão por pagar em espécie. Essa mudança no comportamento de pagamento sugere uma crescente aceitação e confiança no sistema Pix como uma alternativa segura e conveniente para lidar com despesas recorrentes no início do ano.

“Existem várias modalidades do Pix, entre elas o garantido e o parcelado, que geram alternativas de pagamento. Eles também são aceitos em todos os estabelecimentos e órgãos públicos, o que facilita ainda mais a vida das pessoas.”, disse Juana Angelin, COO da Koin.

Popularidade do sistema de pagamentos

Para Juana Angelin, a popularidade crescente do Pix como método de pagamento é impulsionada por sua praticidade e flexibilidade. A executiva ressalta que, além de oferecer uma alternativa mais econômica em comparação a outros meios de pagamento, o Pix tem sido incentivado por lojistas para impulsionar as vendas.

“Com um custo menor comparado a outros meios, lojistas também incentivam para que as vendas sejam feitas via Pix […] Sua versatilidade contribui para sua popularidade”, afirma.

Segundo Angelin, que compartilhou suas percepções sobre o Pix, as opções de Pix parcelado apresentam vantagens significativas para os consumidores. Ela destaca a segurança do método, sem risco de fraudes, e a aprovação em tempo real como fatores determinantes. Além disso, ressalta que as opções de parcelamento podem ser escolhidas com ou sem juros, proporcionando uma flexibilidade adicional aos consumidores.

A pesquisa que embasa essas observações foi conduzida no mês de novembro, com a participação de 743 pessoas em todas as regiões do país. A margem de confiança do estudo é de 95%.

Pagamento de contas em 2024: estudo sobre o Pix revela dados IMPRESSIONANTES; Confira
Pagamento de contas em 2024: estudo sobre o Pix revela dados IMPRESSIONANTES; Confira

Saiba como pagar contas com o Pix

Pagar contas utilizando o Pix é um processo simples e eficiente. Para isso, os usuários devem abrir o aplicativo do banco e localizar a área Pix no menu inicial. Dentro da opção Pix, será preciso escolher a função de Pagamento. Alguns aplicativos podem ter termos diferentes, como “Pagar Contas” ou “Realizar Pagamento”.

Em seguida, os usuários devem inserir os dados necessários para identificar o destinatário do pagamento. Isso pode incluir a chave Pix do recebedor (como o CPF, e-mail, número de telefone ou chave aleatória) ou, em alguns casos, a leitura de um QR Code.

Após inserir o destinatário, o usuário deve preencher o valor que deseja enviar. Em alguns casos é possível selecionar a opção de pagamento à vista ou parcelado. Por fim, basta revisar todas as informações fornecidas, como o valor e os dados do destinatário e inserir a senha para concluir a operação. Mais informações sobre o sistema Pix podem ser obtidas nos canais oficiais do Banco Central.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?