Pacto Colonial: O que pode cair no Enem

Para quem está se preparando para as avaliações e quer entender sobre o Pacto Colonial, primeiro deve saber que ele consistia em uma relação comercial entre a colônia e a metrópole.  

Esse acordo esteve presente em boa parte da América que foi colonizada por europeus, após o período das grandes navegações.  

O intuito do Pacto Colonial era oferecer melhores ganhos a metrópole, tendo em vista a maior exploração dos recursos naturais da colônia. 

O Pacto Colonial poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Pacto Colonial: Mercantilismo

No Pacto Colonial o Mercantilismo representava a fomentação econômica que baseava-se nas atividades mercantis e manufatureiras da metrópole sobre a colônia com total exclusividade. 

Além disso, o Pacto Colonial buscava obter uma balança comercial favorável, tendo o lucro como principal meta.

Ademais, exploravam metais preciosos e estabeleceram políticas de protecionismo para que a metrópole fosse soberana sobre a colônia. 

Por conta desse cenário a colônia não conseguiu estabelecer um mercado interno. Visto que a metrópole possuía total controle. Fato que restringia tanto a importação como a exportação de produtos para outras nações. 

Ademais, a colônia era proibida de produzir algum produto que competisse com os da metrópole. Garantindo assim a soberania e altos lucros devido a importação de matéria-prima com custo menor. 

Brasil e Portugal

Na época do Brasil Colonial a matéria prima explorada em solo brasileiro era o Pau-Brasil. A partir daí, a metrópole passou a possuir o monopólio do produto, sem que houvesse qualquer interferência de outros mercados. 

Assim, foi constituindo o Pacto Colonial entre colônia e metrópole. Tendo em vista que jamais a colônia poderia competir com a metrópole. 

Essa relação unilateral perdurou-se até o século XIX, quando a Família Real foi obrigada a vir para o Brasil em 1808. 

Dessa forma, houve um impulsionamento econômico no mercado interno que resultou na abertura dos portos, expandindo mercados, podendo exportar produtos para outras nações, além da metrópole. 

Daí em diante, o povo começou a questionar as políticas adotadas pela metrópole, como por exemplo a cobrança abusiva de taxas e impostos. Esses fatores contribuíram para diversas revoltas e posteriormente a Independência do Brasil. 

Gostou de conhecer melhor o tema Pacto Colonial?

Não deixe de ler também outro artigo – História do Brasil: Saiba quem foi o Padre Anchieta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.