Otimização dos processos e a cultura da empresa
A otimização dos processos ocorre por diversas vertentes, de modo que ampliam a visão de todos os envolvidos, pois uma ação impacta na outra. Melhorias sistêmicas, alterações de cultura, mudanças de processos são possibilidades que se integram e impactam positivamente.
Contudo, essas ações precisam de planejamentos para que possam gerar os resultados esperados pelas empresas.
Não é conveniente para uma empresa que uma ação melhore apenas uma área, uma vez que todos os setores impactam diretamente ou indiretamente no cliente.
Revisão dos processos internos e acompanhamentos da gestão
Os processos internos devem ser revistos em diversas áreas. Bem como devem ser atualizados em políticas internas.
Etapas dos processos de vendas, atendimento, produção e outras demandas da rotina empresarial podem ser diminuídas, ou até mesmo, eliminadas.
Por isso, os acompanhamentos dos processos devem ser constantes, através de métricas de gestão.
Modelo de gestão e cultura da empresa
No entanto, para otimizar os processos da sua empresa é necessário que não foque somente nos processos, como também no modelo de gestão, tipo de liderança e valores implícitos na cultura da sua empresa.
Assim sendo, poderá corroborar a implementação, uma vez que se a cultura da empresa for burocrática a melhoria dos processos não ocorre, já que os processos acompanham os demais fatores da empresa.
Gestão participativa e eliminação de etapas operacionais
Uma gestão participativa é uma maneira de quebrar as barreiras de comunicação na empresa, bem como uma reunião Brainstorming periodicamente pode ser uma maneira eliminar etapas de processos operacionais. Uma vez que escutando quem tem contato direto com o cliente a gestão obtém exatidão quanto aos problemas que demandam processos e reclamações.
Por isso, a otimização dos processos é uma melhoria que reduz custos e aumenta as vendas. Porém, para que seja implementada de forma assertiva é fundamental que os demais fatores passem por avaliações.