Oscar Niemeyer: 3 obras do arquiteto que marcaram a história

O arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) definiu a arquitetura moderna para o Brasil e toda a América do Sul em uma carreira de 75 anos.

Desde seus primeiros trabalhos no Ministério da Educação e Saúde (hoje Palácio da Cultura do Rio de Janeiro) com Le Corbusier até seus belos edifícios escultóricos para a nova capital do Brasil, Brasília, Niemeyer moldou o Brasil que vemos hoje.

Ele estará para sempre associado ao Partido Comunista Brasileiro, ao qual ingressou em 1945 e liderou em 1992. Sua arquitetura é frequentemente confundida como “comunista por design”.

Embora Niemeyer frequentemente diga que a arquitetura não pode mudar o mundo, muitos críticos afirmam que seu idealismo e ideologia socialista definiram seus edifícios.

A saber, Niemeyer ficou famoso ao perguntar a um general brasileiro se ele preferia armas modernas ou clássicas para lutar na guerra. Por trazer o modernismo para a América do Sul, Niemeyer recebeu o prestigioso Prêmio Pritzker em 1988, quando tinha 80 anos.

Congresso Nacional Brasileiro, Brasília

Oscar Niemeyer já havia trabalhado no comitê para projetar um prédio para o Secretariado das Nações Unidas quando recebeu o chamado para servir como arquiteto-chefe da nova capital do Brasil, Brasília.

O complexo do Congresso Nacional, centro da governança legislativa, é composto por diversos edifícios. Aqui é mostrado o edifício abobadado do Senado à esquerda, as torres de escritórios do Parlamento no centro e a Câmara dos Deputados em forma de tigela à direita.

Observe o estilo internacional semelhante entre o edifício da ONU de 1952 e as duas torres monolíticas de escritórios do Congresso Nacional Brasileiro.

De cada lado, em ordem e desenho simétricos, estão os vários ministérios brasileiros. Juntas, a área se chama Esplanada dos Ministérios ou Esplanada dos Ministérios e compõe o traçado urbano planejado do Eixo Monumental de Brasília.

Sobre o Congresso Nacional Brasileiro

  • Localização: Brasília, Brasil
  • Construído: 1958

Niemeyer tinha 52 anos quando Brasília se tornou a capital do Brasil em abril de 1960. Ele tinha apenas 48 anos quando o presidente do Brasil pediu a ele e ao planejador urbano, Lucio Costa, que projetassem a nova cidade do nada – “uma capital criada ex nihilo” no da UNESCO descrição do Património Mundial .

Sem dúvida, os designers pegaram dicas de antigas cidades romanas como Palmyra, Síria e seu Cardo Maximus, a principal via dessa cidade romana.

Catedral brasiliense

A Catedral de Brasília de Oscar Niemeyer é frequentemente comparada à Catedral Metropolitana de Liverpool pelo arquiteto inglês Frederick Gibberd. Ambos são circulares com torres altas que se estendem do topo.

Entretanto, as dezesseis torres da catedral de Niemeyer são formas de bumerangue fluindo, sugerindo mãos com dedos curvos alcançando o céu. Esculturas de anjos de Alfredo Ceschiatti estão penduradas no interior da Catedral.

Sobre a Catedral de Brasília

  • Nome Completo: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
  • Local: Esplanada dos Ministérios, a curta distância do Estádio Nacional, Brasília, Brasil
  • Inaugurado: maio de 1970
  • Materiais: 16 pilares parabólicos de concreto; entre os cais está o vidro, o vitral e a fibra de vidro
  • Site oficial: catedral.org.br/

Estádio Nacional de Brasília

O estádio esportivo de Niemeyer fez parte dos projetos arquitetônicos da nova capital do Brasil, Brasília. Como o estádio de futebol da nação, o local há muito é associado a um dos jogadores mais famosos do Brasil, Mané Garrincha.

A saber, o local passou por uma reforma gigantesca para a Copa do Mundo de 2014 e foi usado para os Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Rio, embora Brasília esteja a mais de 400 quilômetros do Rio.

Sobre o Estádio Nacional

  • Também conhecido como: Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
  • Local: Perto da Catedral de Brasília em Brasília, Brasil
  • Construído: 1974
  • Capacidade de assento: 76.000 após a renovação

E então, você conhecia tais obras de Oscar Niemeyer?

Não deixe de ler também – Arquitetura barroca: Veja o que pode cair em provas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.