Arquitetura barroca: Veja o que pode cair em provas

O período barroco na arquitetura e na arte nas décadas de 1600 e 1700 foi uma era na história europeia em que a decoração era altamente ornamentada e as formas clássicas da Renascença eram distorcidas e exageradas.

Alimentados pela Reforma Protestante, a Contra-Reforma Católica e a filosofia do direito divino dos reis, os séculos 17 e 18 foram turbulentos e dominados por aqueles que sentiram a necessidade de exibir sua força; uma linha do tempo da história militar dos anos 1600 e 1700 nos mostra isso claramente.

Foi “poder para o povo” e a Idade do Iluminismo para alguns; foi uma época de recuperação do domínio e centralização do poder para a aristocracia e a Igreja Católica.

A palavra barroco significa pérola imperfeita, da palavra portuguesa barroco. A pérola barroca tornou-se a peça central favorita dos colares ornamentados e broches ostentosos populares no século XVII. A tendência para a elaboração florida transcendeu as joias para outras formas de arte, incluindo pintura, música e arquitetura.

Séculos depois, quando os críticos deram um nome a essa época extravagante, a palavra barroco foi usada quase como uma forma de zombar. Atualmente, entretanto, descreve o que consiste a arquitetura barroca.

Características da arquitetura barroca

As principais características da arquitetura barroca consistem em:

  • Formas rebuscadas
  • Ornamentação extrema, geralmente dourada com ouro
  • Grandes formas elípticas, com linhas curvas substituindo as retas
  • Colunas torcidas
  • Grandes escadas
  • Cúpulas altas
  • Frontões ornamentados e abertos
  • Pinturas Trompe l’oeil
  • Interesse em luz e sombra
  • Esculturas decorativas, muitas vezes em nichos

O Papa não gostou de Martinho Lutero em 1517 e o início da Reforma Protestante. Voltando com vingança, a Igreja Católica Romana afirmou seu poder e domínio no que agora é chamado de Contra-Reforma.

Os papas católicos da Itália queriam que a arquitetura expressasse o esplendor sagrado. Eles encomendaram igrejas com enormes cúpulas, formas em espiral, enormes colunas em espiral, mármore multicolorido, luxuosos murais e dosséis dominantes para proteger o altar mais sagrado.

Elementos do elaborado estilo barroco são encontrados em toda a Europa e também viajaram para as Américas enquanto os europeus conquistavam o mundo. Como os Estados Unidos estavam apenas sendo colonizados durante esse período, não existe um estilo “barroco americano”.

Embora a arquitetura barroca sempre tenha sido altamente decorada, ela encontrou expressão de várias maneiras. Saiba mais comparando as seguintes fotos da arquitetura barroca de diferentes países.

E então, gostou de conhecer mais sobre arquitetura barroca?

Não deixe de ler também – Barroco: Características, autores e obras

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.