Os Sumérios: civilização da Mesopotâmia

Conheça tudo sobre os sumérios!

Os Sumérios: um resumo

Os sumérios fizeram parte das denominadas “civilizações mesopotâmicas”, ao lado de outros povos extremamente relevantes.

Essa civilização é abordada com certa frequência por questões de história geral, especialmente nos vestibulares.

Os Sumérios: introdução

A civilização dos sumérios fez parte do grupo de civilizações da Mesopotâmia, durante a denominada Antiguidade Oriental.

Os sumérios recebem esse nome devido à localização de suas comunidades, ou seja, na Suméria.

Os Sumérios: localização e contexto histórico

Os sumérios se desenvolveram na região sul da Mesopotâmia, local em que se localizam os rios Tigre e Eufrates.

Fontes históricas afirmam que a civilização teria se desenvolvido entre os anos de 4000 a.C e 1900 a.C..

Os Sumérios: características

A civilização dos sumérios era politeísta, assim como parte significativa das civilizações que fizeram parte da Antiguidade Oriental. Isso significa que esse povo acreditava em diversos deuses.

Outra característica de destaque dos sumérios é a habilidade desses com a arquitetura e a matemática. Devido à isso, esse povo desenvolveu uma série de zigurates, templos de proporções faraônicas que eram utilizados com função religiosa.

A economia dos sumérios se baseava, principalmente, nas trocas comerciais. Diversos povos compravam artesanato e produtos agrícolas da civilização dos sumérios.

Ainda, destaca-se também a produção agrícola dos sumérios, que só se tornou possível a partir dos grandes complexos de irrigação criados por esse povo.

Os Sumérios: escrita cuneiforme

Você sabia que os sumérios foram os responsáveis pela criação do primeiro sistema de escrita do mundo?

Isso mesmo. Ele foi nomeado de “escrita cuneiforme”, uma vez que ocorria da seguinte forma: os indivíduos marcavam com cunhas os símbolos desse sistema em grandes placas de argila.

A escrita cuneiforme era utilizada para os mais variados fins, com um destaque para o registro de fatos cotidianos, políticos e econômicos das sociedades pertencentes à essa civilização.

Os Sumérios: cidades-Estado

Os sumérios se organizavam em cidades-Estado, as quais possuíam grande autonomia. Dentre os principais nomes de cidades-Estado fundadas por esse povo, podemos citar algumas de grande destaque, como: Uruk, Ur, Nippur e Larsa.

Os Sumérios: declínio

A civilização dos sumérios conheceu o seu declínio a partir do ano de 1900 a.C.. Isso porque, diversos povos passaram a realizar invasões contra os sumérios nesse período, com um destaque para aquelas idealizadas pelos amoritas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.