Um dos assuntos que estão permeando a internet nos últimos tempos são os investimentos. Com os avanços tecnológicos dos últimos tempos tornaram as aplicações mais acessíveis e desburocratizadas.
Confira quais são os principais tipos de investimento disponíveis no mercado e suas principais características
Entretanto, é comum que existam dúvidas sobre os tipos de aplicações e seus respectivos resgates, afinal, são muitas as opções disponíveis no mercado atualmente. Para auxiliar a esclarecer algumas dúvidas, confira quais são os principais tipos de investimentos e suas principais características.
Tesouro Direto – a democratização dos investimentos
Segundo o site oficial, o Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional criado em 2002 em parceria com a Bolsa de Valores Brasileira (B3), com o objetivo de oferecer os títulos públicos de maneira mais democrática.
O Tesouro Direto é um dos canais mais importantes para investir porquê oferece muita facilidade, os investimentos são realizados de maneira 100% digital e possível comprar títulos a partir de R$ 30,00.
O Tesouro Direto oferece títulos públicos com diferentes tipos de rentabilidade prefixada, Tesouro Selic e IPCA. A rentabilidade prefixada é caracterizada pela taxa de juros fixa, ou seja, no momento da aplicação a taxa é definida e o investidor já sabe o valor que será resgatado após o período determinado.
O Tesouro Selic é um tipo de investimento que possui a rentabilidade atrelada à taxa básica de juros da economia, a Selic, dessa maneira, na data do resgate da aplicação a rentabilidade se baseará na Selic do período.
O Tesouro IPCA baseia a rentabilidade em uma taxa prefixada somada à Inflação, assim na data de vencimento da aplicação a rentabilidade será calculada com base na inflação do período e na taxa fixada na data da compra.
Certificados de Depósito Bancário (CDB)
O Certificados de Depósito Bancário (CDB) é um tipo de investimento oferecido pelas instituições financeiras para financiar suas atividades. Possui as modalidades prefixado, pós-fixado e misto, sendo a prefixada a rentabilidade com base em taxas que são acordadas na data da compra do título, a modalidade de rentabilidade pós-fixadas que tem alguma taxa como referência e a mista que possibilita o resgate em um percentual fixo acrescido da inflação do período.
Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) consiste em investimentos destinados ao mercado imobiliário, ou seja, é uma das maneiras utilizadas pelas instituições financeiras para a captação de recursos que serão investidos nos financiamentos imobiliários.
Portanto, o LCI é um dos tipos de investimentos existentes que oferece maior rentabilidade considerando seu baixo risco, sendo assim, uma boa opção para os investidores mais conservadores.