Conforme informa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2031), em um cenário com maior oferta de modelos híbridos e elétricos, os preços altos podem incentivar a adoção desses veículos.
Os modelos híbridos e elétricos são tendências no mercado de automóveis
Usualmente, os preços acima de US$ 80/b levam à elaboração de projetos de lei nos EUA, com vistas a inibir políticas anticoncorrenciais praticadas pela Opep (NOPEC Bills), informa a divulgação oficial do Ministério de Minas e Energia (MME).
PDE 2031 e as projeções para o petróleo Brent no curto prazo
Alguns fatores pressionam os preços para cima, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME). São eles:
- Opep+ mantém produção em cheque para drenar excesso de estoques ao longo de 2021;
- Taxas de declínio crescentes em campos maduros, intensificadas pela falta de investimentos;
- Recuperação da demanda de petróleo baseada no aumento da vacinação e em estímulos econômicos.
Fatores que pressionam os preços para baixo e impactam o mercado de automóveis
- Surgimento de novas ondas de infecção e variantes, e manutenção temporária do trabalho remoto;
- Retomada da produção de campos paralisados, em especial nos EUA, e reversão dos cortes da Opep+;
- Altos estoques e capacidade ociosa recorde;
- Aumento das exportações do Irã.
Conforme informa o Ministério de Minas e Energia (MME), o cenário referencial do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2031) projeta um frágil equilíbrio entre oferta e demanda mundial de petróleo no curto prazo.
Projeções de petróleo no horizonte decenal
Transição energética e demanda de longo prazo;
Demanda de petróleo e superciclos;
Eletrificação de veículos;
Covid-19 e a demanda;
Covid-19 e seus impactos na oferta;
Preços de equilíbrio do petróleo no longo prazo.
PDE 2031 e as projeções para o petróleo Brent no horizonte decenal
Sobre a transição energética e a demanda de longo prazo, os investimentos e inovação ainda são requeridos para que as emissões líquidas sejam nulas em 2050.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), as tecnologias necessárias ainda não estão maduras e cerca de 75% do progresso requerido para a descarbonização da economia ainda não é economicamente viável, sendo um desafio particularmente árduo para indústria pesada e para o transporte rodoviário de cargas, marítimo e aéreo.
Petróleo e mercado de automóveis: tecnologias que devem ser relevantes
- CCUS na produção de cimento;
- Eletrólise de hidrogênio baseado no metanol;
- Fundição de aço aprimorada com CCUS;
- Navios a célula de combustível;
- Ferro reduzido para aço com base hidrogênio;
- Veículos pesados a bateria;
- Veículos pesados a célula a hidrogênio;
- Navios a amônia;
- Ferro reduzido para aço via gás com CCUS.