Os índices de qualidade do Pix
O BC divulga os resultados dos seus principais indicadores Pix: IQS, Disponibilidade do DICT e do SPI. Saiba mais!
A qualidade do Pix
Para dar mais transparência à prestação do serviço Pix, o Banco Central (BC) passa a divulgar os resultados dos seus principais indicadores: Índice de Qualidade de Serviço (IQS), Disponibilidade do DICT e Disponibilidade do SPI.
Sendo assim, o primeiro refere-se a qualidade na prestação de serviço Pix pelas instituições financeiras e instituições de pagamentos. Os outros dois indicadores tratam da disponibilidade das infraestruturas tecnológicas providas pelo BC, conforme informa o próprio BCB em seu site oficial.
O Banco Central divulgou os resultados referentes ao mês de julho em seu site. Em relação ao IQS, a grande maioria das instituições ficou com a nota máxima no resultado mensal. Nos dois indicadores que evidenciam o grau de disponibilidade das plataformas, o BC teve resultado superior à meta estabelecida.
O BCB informa que os resultados dos três índices serão divulgados mensalmente (sempre no dia 20, com os dados do mês anterior) para que a população acompanhe a qualidade dos serviços prestados pelas instituições financeiras e de pagamentos, bem como o nível de disponibilidade das plataformas providas pelo BC.
Índice de Qualidade de Serviço (IQS)
O BCB informa que esse índice foi criado para para dar informação para cidadãos, empresas e entes governamentais sobre a qualidade do serviço Pix prestado pelas instituições participantes.
Três índices de qualidade
Sendo assim, o IQS é composto por três índices: o de Reclamações (IR), o de Disponibilidade (ID) e o de Timeouts (IT). O IR leva em conta reclamações de cidadãos, reclamações resolvidas e avaliação do cliente sobre atendimento prestado; o ID mede o grau de disponibilidade de infraestrutura necessária para a apresentação do Pix para os usuários finais; e o IT considera a quantidade de transações que foram rejeitadas por exceder o tempo máximo estabelecido pelo BC.
Disponibilidade DICT
Já o DICT é a base que armazena as informações das Chaves Pix e respectivas contas transacionais. Esse índice expressa o grau de disponibilidade dessa base para os participantes.
O BCB ressalta que ele representa o tempo em que o DICT esteve disponível para processar as consultas de chaves Pix. A meta do BC para esse índice é de 99,90% e o resultado de julho foi equivalente a 99,92%.
Disponibilidade SPI
Por outro lado, o SPI é a infraestrutura de liquidação utilizada quando a transação envolve diferentes instituições. Esse índice expressa o grau de disponibilidade do SPI para os participantes. Sendo assim, a meta do BC para esse índice também é de 99,90% e o resultado de julho foi equivalente a 99,98%.
O Pix ainda está passando por muitas melhorias, e a ideia do BCB é que essas melhorias sejam implementadas na ferramenta, sem que haja perda da qualidade.