Os Etruscos: um resumo sobre essa civilização 

Os Etruscos: aquilo que você precisa saber

A civilização dos etruscos ocupou a região central da Península Itália entre os anos de 1200 a.C. e 700 a.C.. 

Esse povo é desconhecido por muitos estudantes, mas pode ser cobrado em diversas provas de história geral. 

Os Etruscos: Introdução 

O povo etrusco vivia na península itálica, antes da chegada e dominação dos romanos na região. Esses grupos eram donos de uma cultura extremamente evoluída, desenvolvida e misteriosa. Para se ter uma ideia, historiadores e demais estudiosos não conseguiram, até os dias de hoje, decifrar a escrita dessa civilização. 

Ainda, é válido destacar que diversos aspectos da cultura e da produção intelectual dos etruscos influenciaram a civilização dos romanos. 

Os Etruscos: Origem

Durante muito tempo estudiosos ficaram em dúvida sobre a origem do povo etrusco. O grego Heródoto, por exemplo, afirmava que esse povo teria migrado da Ásia para a Itália no século XIII a.C., se estabelecendo no local. 

Porém, outros pensadores afirmavam que a cultura dos etruscos seria original demais para ter sido originada da Ásia. Ainda, essa corrente de pensamento afirma que os costumes etruscos não são nem um pouco parecidos com os orientais. Assim, a teoria afirma que o povo teria se desenvolvido na própria região e não teria imigrado de nenhum outro lugar do mundo.

Os Etruscos: Características 

A sociedade etrusca se baseava no domínio da aristocracia, classe social dominada por poucos indivíduos que possuíam terras e propriedades.

Quanto à política, os etruscos seguiam uma forma de governo que se baseava na monarquia, sendo um monarca o chefe de Estado da população. Ainda, é válido destacar que, ao contrário da grande maioria dos povos da Antiguidade, as mulheres podiam participar ativamente da vida política da civilização.

A economia dos etruscos se baseava, principalmente, no comércio e na agricultura, utilizando escravos como a principal mão-de-obra. É muito importante destacar também que esse povo mantinha relações comerciais com grupos estrangeiros por meio da navegação. Assim, podemos afirmar que a navegação foi uma das grandes responsáveis pela disseminação da cultura dos etruscos em outras regiões do Mediterrâneo. 

Os Etruscos: Domínio romano

A civilização etrusca tentou resistir à crescente chegada dos romanos no local, povo com o qual haviam iniciado os contatos por meio do comércio. 

Porém, por volta do século III a.C., os romanos acabaram consolidando o próprio domínio da península itálica, devido à falta de união entre as diversas comunidades etruscas. Com o tempo, os grupos etruscos seriam praticamente extintos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.