Os Ciganos: um resumo sobre o grupo

Os Ciganos: o que você precisa saber

Os Ciganos fazem parte de grupos de tradições milenares. Porém, por serem nômades, sofrem com diversas perseguições e com preconceitos dos mais variados tipos.

Os grupos podem aparecer, nos vestibulares, em questões de História, que abordam sua origem e costumes, e em questões de Atualidades, que abordam os problemas enfrentados pelos ciganos atualmente.

O Povo Cigano: Definição

Os Ciganos, também conhecidos como Romi, são fazem parte de grupos de pessoas que são nômades e que vivem perambulando por todo a Europa, ou seja, não possuem um residência fixa ou um país fixo.

Além disso, esses grupos são devidos em diversas etnias muito diferentes entre si. Igualmente, é importante ressaltar que os ciganos foram e são marginalizados devido ao seu estilo de vida que é incompatível com aquele da sociedade moderna e industrializada europeia.

O Povo Cigano: Origem

Os Ciganos seriam originários da Índia, mais especificamente na região do Punjab. Historiadores afirmam que é a partir dessa região que os grupos teriam iniciado a sua imigração, no século IX.

Atualmente, podemos encontrar grupos ciganos em praticamente todos os continentes, mas especialmente na Europa e no Oriente Médio.

O Povo Cigano: Cultura

É importante destacar que a língua dos ciganos não é uma língua escrita. Dessa maneira, tudo o que sabemos sobre esse povo foi escrito por pessoas que não pertecem a ele.

Tradicionalmente, os ciganos são povos nômades, ou seja, não possuem uma residência fixa.

A cultura cigana é extremamente rica, com diversas tradições e lendas. Os grupos se vestem com roupas coloridas e possuem uma ampla tradição musical.

Além disso, existe um forte sentimento de união entre os membros dos grupos. Dentro das famílias, os homens se comportam como os líderes, mas as mulheres recebem muito respeito e contribuem com as suas famílias trabalhando e cuidando da casa.

Os ciganos não possuem uma religião no sentido em que conhecemos o termo. Pelo contrário, eles possuem um conjunto de crenças e princípios, mas não cultural um deus ou vários deuses. Também não possuem instituições religiosas ou uma hierarquia religiosa. Ainda, alguns membros dos grupos seguem outras religiões, como, por exemplo, o hinduísmo.

O Povo Cigano: Discriminação

Os ciganos passaram a sofrer discriminação desde o início de seu processo migratório. Ainda hoje, os grupos enfrentam perseguições e preconceitos.

Porém, o auge do preconceito contra os ciganos ocorreu durante o Holocausto, realizado pelos nazistas. Os membros dos grupos ciganos eram usados em cirurgias experimentais ou enviados para a câmara de gás. Segundo historiadores, cerca de 200.000 ciganos teriam perdido as suas vidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.