Os canais institucionais de atendimento do Banco Central - Notícias Concursos

Os canais institucionais de atendimento do Banco Central

O cidadão poderá usar os canais institucionais de atendimento do Banco Central para relatar problemas técnicos ou inconsistências. Saiba mais!

Conforme informações oficiais, o cidadão poderá usar os canais institucionais de atendimento do Banco Central do Brasil (BCB) para relatar problemas técnicos ou inconsistências encontradas nos dados publicados, bem como para apresentar sugestões para o aperfeiçoamento deles. 

Os canais institucionais de atendimento do Banco Central

As demandas recebidas serão encaminhadas pela Ouvidoria aos respectivos curadores, para elaboração de resposta e solução, se for o caso, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

Acompanhamento do PDA/BC

O andamento das ações previstas no PDA/BC será acompanhado pela Ouvidoria, em parceria com o Eginf, cabendo ao Ouvidor do Banco Central do Brasil (BCB) reportar, anualmente, como parte integrante do Relatório da Ouvidoria, destaca a instituição.

Portal de dados abertos

O cumprimento do PDA/BC, suas estatísticas de acesso, de uso das APIs (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações) no portal de dados abertos do Banco Central e de evolução do quantitativo de demandas verificadas e atendidas no período, dentre outras.

A atualização da lista de bases de dados no PDA/BC

O Ouvidor, em parceria com o Eginf, coordena a revisão e atualização da lista de bases de dados no PDA/BC, garantindo o alinhamento entre as divulgações em formato aberto no portal de dados e nos demais canais de divulgação de informações do Banco Central do Brasil (BCB), informa a instituição.

Monitoramento dos Processos de Abertura de Dados

Com vistas a assegurar a disponibilidade, tempestividade, qualidade e facilidade de entendimento das bases de dados divulgadas em formato aberto no portal de dados, o Banco Central mantém, em caráter permanente e contínuo, processos de sustentação que abrangem a já mencionada curadoria de dados, além da gestão do catálogo de metadados do portal de dados abertos do Banco Central do Brasil (BCB) e seu monitoramento.

O monitoramento e a manutenção do portal de dados

Conforme divulgação oficial, o monitoramento e a manutenção do portal de dados visam a garantir a estabilidade e o desempenho dos serviços de divulgação de dados a partir da adequada configuração e evolução tecnológica do portal, considerando o devido planejamento de capacidade e o uso de ferramentas de mercado. 

Acompanhamento da disponibilidade das bases de dados divulgadas no portal

Para tanto, o Deinf acompanhará, dentro dos seus processos regulares de Governança de TIC, indicadores relativos principalmente à disponibilidade das bases de dados divulgadas no portal, bem como ao desempenho no atendimento das solicitações dos usuários, mantendo informados os respectivos curadores, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB) em sua plataforma oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?