5 dicas de organização financeira: saia do aperto sem passar aperto

Veja como colocar as finanças em dia

E se for possível realizar o seu maior sonho? A propósito, como você planeja realizar esse sonho? O que você faz para que isso se torne realidade? Na matéria desta segunda (03) do Notícias Concursos, você conhecerá 5 dicas de organização financeira para você colocar suas finanças em dia e sair finalmente do aperto.

Assim, leia: Código QR fixo PJ Nubank: facilidade nos pagamentos; confira

5 dicas de organização financeira para sair do aperto

Em primeiro lugar, é importante lembrar que estabelecer metas é fundamental para a realização de nossos planos. Isso porque, em alguns casos, precisamos de dinheiro. Sem planejar e ter organização financeira, será muito mais difícil sair da dificuldade.

Sabemos que a pandemia prejudicou gravemente a renda da maioria das famílias brasileiras e, por meio das dicas que vamos apresentar hoje, você poderá organizar melhor suas finanças. Assim, planejará melhor como se livrar do estresse das dívidas, realizando seus sonhos. Então vamos lá, pegue papel e caneta nas mãos e anote essas maravilhas.

1.Não evite as contas

Entendemos que à medida que a situação fica mais apertada, as pessoas querem deixar de lado os boletos e os saldos negativos. Contudo, mas essa realidade precisa mudar porque o nosso foco nas despesas também é fundamental.

Portanto, a primeira técnica para organizar sua vida financeira é enfrentar contas, especialmente as que estão negativas, e anotar tudo. Afinal, se você souber o que deve, usará corretamente o dinheiro que entrou em sua conta.

2.Evite parcelamentos

Se não houver gerenciamento, as compras a prazo podem virar bolas de neve. Portanto, preste atenção ao uso de cartões de crédito e reduza o uso quando necessário. O hábito de economizar dinheiro é essencial para diminuir o endividamento.

Portanto, confira: Seguro do cartão de crédito evita pagar compra de fraude? Entenda

organização financeira
5 dicas de organização financeira: saia do aperto sem passar aperto – Foto: Canva Pro

3.Aprenda a distinguir entre capital total e capital de giro

É muito importante ter dados reais na hora de organizar sua vida financeira. Por isso, aprenda a separar corretamente o valor total e o valor líquido recebido de seu salário.

O valor total é o valor acordado no momento da assinatura do contrato e está incluído nos registros da CTPS. Por sua vez, o valor líquido é o remanescente após os descontos, como INSS e Imposto de Renda.

4.Ter reservas de emergência

É muito importante ter reservas de emergência, que podem ajudá-lo em momentos de extrema necessidade. Para tornar as reservas mais fáceis e não correr o risco de gastar dinheiro, o ideal é colocar em uma conta separada que você mal consegue acessar. Você pode definir um valor mensal que não pese no orçamento. Esse valor dependerá da sua situação financeira no momento.

5.Desenvolva seu plano financeiro

Como mencionado anteriormente, o planejamento é fundamental para este tipo de controle financeiro. Além disso, você pode usar planilhas, fazer anotações em seu notebook e usar aplicativos móveis.

São ótimas sugestões para rastrear o dinheiro que entra e sai de sua conta bancária. Mas é importante enfatizar que a diferença virá do seu trabalho diário e das escolhas que você fará. Lembre-se de que tudo isso é super possível, desde que você se esforce um pouco para ter uma boa organização financeira.

Ademais, leia: Aumentar limite do cartão de crédito Nubank: tem como? Veja dicas fáceis para conseguir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.