A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) está oferecendo uma oportunidade incrível para estudantes de graduação de nível superior. Essa oportunidade é o Prêmio CAPES Talento Universitário 2023. Contudo, não são todos os alunos que podem se inscrever.
O Edital do prêmio prevê algumas exigências que o interessado em concorrer ao valor em dinheiro precisa cumprir. Além disso, as vagas são limitadas. Portanto, o aluno precisa se candidatar rápido, para garantir sua chance de concorrer.
Confira mais sobre a oportunidade da CAPES para estudantes de graduação de nível superior no artigo abaixo!
O que é o prêmio?
O Prêmio CAPES Talento Universitário 2023 possui como foco os estudantes de graduação de nível superior. Ele possui como um dos principais objetivos, não apenas reconhecer alunos que tenham um desempenho de destaque nas atividades acadêmicas, como também incentivar a formação desses alunos. Além disso, o prêmio busca subsidiar pesquisas e estudos, tanto quantitativos quanto qualitativos, que se alinhem com os princípios da instituição.
Para alcançar esses objetivos, a CAPES pagará o valor de R$ 5.000,00 para os mil estudantes melhores colocados no concurso. Lembrando que só estão abertas 24.000 vagas para quem deseja participar do concurso. Além disso, elas são divididas por regiões, assim, além da limitação das vagas totais, o aluno poderá ser impedido de participar pela limitação da região na qual mora.
A classificação dos alunos que participarem dos concursos ocorrerá por meio de uma prova. Essa prova será objetiva, possuindo 80 questões de conhecimentos gerais. Além disso, a aplicação da prova acontecerá no dia 12 de março de 2023 por meio digital. Contudo, o aluno precisará ir até o local da prova, que o governo divulgará posteriormente, para ter acesso a prova eletrônica.
Como realizar a inscrição no concurso para estudantes de graduação de nível superior?
Os estudantes de graduação de nível superior interessados em concorrer ao valor em dinheiro, deverão realizar a inscrição, via internet, no endereço eletrônico específico do prêmio. Além disso, essa inscrição precisa ocorrer dentro do cronograma do edital, ou seja, os alunos possuem até o dia 22 de fevereiro de 2023 para se candidatarem.
As inscrições são limitadas a 24.000 vagas e, uma vez que esse número de alunos for atingido, não haverá mais como se inscrever no concurso. Isso acontecerá, mesmo que o prazo não tenha terminado. E, como o critério para preencher as vagas é a ordem de inscrição, quanto mais rápido o estudante de graduação de nível superior se candidatar, maior as chances de concorrer.
Quais são os pré-requisitos?
Os estudantes de graduação de nível superior, que se interessaram pelo concurso, precisam cumprir alguns requisitos para serem aptos a concorrer ao dinheiro. Esses requisitos são:
- Possuir matrícula regular em um curso superior de universidade pública, privada ou militar;
- Ser aluno com ingresso na faculdade no ano de 2022 (primeiro ou segundo semestre);
- Ter realizado o Enem em 2021;
- Não possuir débitos com a CAPES, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ou qualquer outra instituição de fomento à pesquisa).