Omnichannel – Conceito Estratégico e Inovador
Omnichannel e a integração estratégica de canais
Omnichannel é uma integração sistêmica que envolve a empresa de forma holística. Sendo assim, é um conceito inovador que quebra muitas barreiras internas. Uma vez que disponibiliza ao cliente vários canais para entrar em contato.
Sendo assim, envolve diretamente a integração do contato entre a marca e o cliente, dessa forma, o cliente pode buscar por um produto através de um aplicativo, por chatbot, SMS, entrando diretamente no site da empresa, pelas redes sociais, por e-mail, telefone, enfim, não há barreiras para a comunicação através do sistema Omnichannel.
Por isso, o Omnichannel é uma inovação em todas as áreas, uma vez que ampara o atendimento, suporte e relacionamento de uma forma inovadora.
Sendo assim, a integração Omnichannel é adaptável e customizável para todas as empresas. No entanto, se tornou uma inovação disruptiva para o varejo, já que através dessa inovação é possível que a empresa quebre as barreiras internas entre os seus canais de vendas online a a loja física.
Um diferencial disruptivo e competitivo
Portanto, esse conceito foi aderido ao redor do mundo e se tornou o maior diferencial competitivo das empresas do ramo de varejo. O Omnichannel ultrapassa o velho conceito de multicanal, visto que ele não apenas disponibiliza vários canais, como são canais integrados. Por isso, é possível que o cliente comece o atendimento por um canal e termine por outro.
Bem como, através do conceito Omnichannel, a empresa pode ter o mesmo cliente acessando vários canais e gerando uma única fonte de informação. Ou seja, a centralização não é é só de canais, também é de informações, o que pode ser muito útil para estratégias diversas, como a fidelização do cliente, o marketing digital e, até mesmo, para amparar a própria áreas de vendas.
por isso o Omnichannel é mais do que uma possibilidade, é um acompanhamento da jornada do cliente de uma forma que entrega a ele uma experiência inovadora.
Sendo assim, para a empresa é uma fonte fundamental de dados. Certamente, é uma das inovações que mudam o mercado e trazem novidades que ditam regras de negócio, como ocorreu com as startups.