Elon Musk retira manchetes de notícias compartilhadas em sua rede social X (confira!)

Bilionário diz que a alteração é estética

O famoso bilionário Elon Musk, dono da Tesla e da Starlink, realizou mais uma intervenção em sua rede social X, outrora chamada de Twitter. Todavia, a partir de agora, os links e artigos de imprensa compartilhados na plataforma deverão aparecer para seus usuários apenas como uma imagem, sem descrição ou título.

De acordo com o dono da rede social de mensagens X, a nova alteração tem razões estéticas. A princípio, essa mudança geral da interface da plataforma de Elon Musk já havia sido detectada por diversos veículos de comunicação ainda no mês de agosto passado, quando eles fizeram um teste com o antigo Twitter.

Elon Musk afirma que, “essas alterações vêm diretamente de mim. A estética da rede social X será aprimorada “. Dessa maneira, essas novas mudanças são retroativas, ou seja, elas valerão também para os conteúdos antigos compartilhados dentro da plataforma. Portanto, os usuários devem ficar atentos.

Deve-se observar que no momento em que o usuário compartilha uma notícia dentro do X, apenas o nome do veículo de notícias aparece no canto inferior direito da imagem que ilustra o conteúdo. Em síntese, para que se tenha então o acesso à mensagem, é necessário que a pessoa clique em cima dessa imagem.

Notícias no X

Analogamente, Elon Musk, que comprou a rede social Twitter no ano passado, e trocou seu nome para X, está em busca de aumentar a sua receita com a plataforma. Isso se deve ao fato de que houve uma queda expressiva recentemente, com seus rendimentos relacionados à publicidade e os seus usuários.

Desse modo, Elon Musk procura incentivar os usuários de sua plataforma a passarem períodos mais longos dentro da rede social. Além disso, ele busca reduzir o compartilhamento de links externos dentro do X. Portanto, houve a decisão de retirar as manchetes de notícias compartilhadas por veículos de comunicação.

Por essas e outras razões, Elon Musk vem sendo acusado de manter uma atitude hostil junto a esses veículos de comunicação. Em suma, um grande número dessas organizações que atuavam ativamente na rede social, denunciaram que estavam deixando a plataforma X, do famoso bilionário dono da Tesla e da Starlink.

Vale ressaltar que no último dia 3 de outubro, Elon Musk chegou a afirmar que praticamente nunca consultou a imprensa tradicional. Ele disse que, “Qual o interesse em ler 1.000 palavras sobre algo que já foi compartilhado no X vários dias antes?”. O bilionário também arrumou uma grande confusão com a União Européia.

Elon Musk e a rede social X
Elon Musk e a rede social X/Fonte: pixabay

Elon Musk e o Código de Boas Práticas

No último mês de setembro, a Comissão Europeia apresentou um levantamento no qual apontava que a rede social X havia retirado o código de boas práticas da União Europeia, relacionada ao compartilhamento de desinformação. Aliás, ela disse que a plataforma tem a taxa mais alta de informações falsas em suas publicações.

Dessa forma, o antigo Twitter acabou sendo denunciado pela justiça da França através da Agence France-Presse e três grupos de imprensa do país. Essas entidades estão em busca de receber rendimentos relativos a utilização de seus conteúdos dentro da plataforma, mesmo que sejam um trecho de notícias.

O estudo da Comissão Europeia foi realizado em três meses e apontou que a rede social X de Elon Musk está bem abaixo dos parâmetros previstos pela União Europeia. O Twitter antes de sua compra, foi uma das grandes corporações que aderiu ao chamado código de práticas contra a desinformação na União Europeia.

Depois que Elon Musk comprou o Twitter ter alterado seu nome para X, ele acabou saindo do acordo firmado com a União Europeia. De fato, é a rede social que apresentou recentemente o maior número de publicações errôneas e desinformação em sua plataforma de mensagens, ou seja, as Fake News.

Controvérsias de Elon Musk

O fato é que a rede social X de Elon Musk não estará completamente livre para disseminar a desinformação em sua plataforma no continente europeu. A região atualmente possui a Lei sobre Serviços Digitais (LSD), que realiza a regulamentação dessas grandes corporações relacionadas aos serviços digitais.

Em conclusão, Elon Musk e sua rede social X terão que cumprir a lei da União Europeia. A Comissão Europeia está de olho, observando o que ele está fazendo. Ela procura acertar diversos compromissos com as gigantes da internet em busca de combater e reduzir o compartilhamento de desinformação nas plataformas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.