A história do Call Center
O Call Center atua no setor de vendas, cobranças, atendimento ao cliente e pesquisa de mercado. Por isso, existem muitos novos entrantes nessa área. Assim sendo, é uma boa vertente do empreendedorismo, seja terceirizando algum setor da empresa ou atuando com uma prestadora desse serviço.
O setor de Call Center se originou da junção das técnicas de telecomunicações, marketing e vendas. Atualmente, é um setor que cresce no país, chegando ao faturamento de R$ 46 bilhões ao ano.
Relacionamento com o cliente e inovação tecnológica
A atividade de Call Center é utilizada pelas empresas para prestar serviços referentes ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Bem como é um dos canais de criar relacionamento com o cliente.
A popularização dos serviços de Call Center se deu após a privatização da Telebrás, no ano de 1988. Foi nessa época que o mercado de telefonia se abriu para a concorrência privada.
Sendo também nessa época que as linhas fixas cresceram no mercado, tornando-se uma inovação tecnológica.
Crescimento de mercado e múltiplos serviços
Em 11 anos as linhas telefônicas passaram de 24,5 milhões para 211 milhões. Dada essa expansão, em 1990 surgiu o CDC (Código de Defesa do Consumidor), que regularizou a prestação de serviço para atender as demandas dos clientes.
Sendo assim, o Call Center atua nos serviços de vendas, pesquisas de mercado, cobranças de inadimplências, cadastros, agendamentos, reclamações e outros tipos de atendimentos.
Certamente o Call Center foi uma porta de entrada para vários serviços que encontramos atualmente no mercado. Sendo uma tecnológica que inovou o mercado na época de seu surgimento, como a tecnologia do PABX Virtual, por exemplo.