O SEGREDO DA PROVA ORAL

Uma das avaliações mais temidas pelos estudantes e concursandos é a prova oral. E você já passou por essa experiência?

Uma das avaliações mais temidas pelos estudantes e concursandos é a prova oral. Grandes concursos têm a prova oral como etapa, por exemplo, magistratura, fazendo com que a mesma seja tão temida.

Sendo assim, elenquei algumas dicas básicas e essenciais para que você possa se preparar de forma correta para sua próxima oral.

PRIMEIRA DICA: Saiba como será a prova, sua metodologia, ordem de questões, tempo disponível, disciplinas exigidas. Procure conversar com pessoas que já fizeram o mesmo modelo de prova e conheça suas experiências.

Se possível, saiba de antemão, quem são os aplicadores da prova, e, da mesma forma, procure pessoas que conhecem os aplicadores e se estilo de aplicação de prova.

Tenha clareza de como será o processo de realização da prova. Se preparar sanando essas dúvidas primordiais, indiscutivelmente, fará o seu psicológico ficar mais tranquilo, sem receios do desconhecido.

SEGUNDA DICA: Nunca responda apenas SIM ou NÃO para a questão. Contextualize suas respostas, mas seja objetivo. Contextualize dentro do assunto abordado, não enrole.

O tempo do avaliador é precioso, assim como o seu e, dá para saber quando o candidato não sabe a resposta.

TERCEIRA DICA: ESTUDE!

Parece obvio, mas o estudo para a prova oral é diferente do estudo para a prova discursiva. E, também é, um dos grandes responsáveis pela insegurança causada na hora da prova.

E uma dica primordial é: Faça uma lista de possíveis perguntas que podem ser indagadas pelos avaliadores. Retire de suas disciplinas os pontos principais, e se questione de formas diversas sobre eles.

Treine uma apresentação com seus familiares ou amigos, e, peça para que eles te façam perguntas sobre a disciplina. Crie exemplos hipotéticos de cada parte da matéria em sua mente. Estude por livros de diferentes autores, veja vídeo aulas de professores com métodos diferentes.

Se possível, converse com outros colegas que estejam estudando para a mesma prova.

QUARTA DICA: FUJA! Fuja de pessoas que tem medo de prova oral, e, só irão te deixar com mais medo; de situações que te deixem instável emocionalmente, e pessoas que não agregam em nada. Fuja de problemas, e, se precisar de si mesmo sempre que começar a pensar que não é capaz de ser bem-sucedido em uma prova oral.

QUINTA DICA: TEMPO DISPONÍVEL! Não deixe o seu estudo para última hora, diferentemente das provas discursivas, nas provas orais, não da para postergar uma resposta, sendo assim, você precisa estar preparado. Deixar o estudo para última hora te atrapalhará no estudo e,  psicologicamente.

Além de correr riscos de não estudar todo o conteúdo necessário, poderá estudar as matérias de forma vaga, ou, ficará ainda mais ansioso, pois, estará se comprometendo demais em uma fase em que já deveria estar apenas revisando.

SEXTA DICA: Confie no seu estudo, e, em você. Você não precisa se preocupar com aquela prova oral de concurso por ter inúmeros candidatos e poucas vagas, porque, você só precisa única e exclusivamente de uma vaga.

Se você deu o seu melhor na etapa preparatória, estará apto a fazer uma boa prova, e, ainda que o resultado não seja satisfatório, naquele momento você fez o que estava em seu alcance.

E, se, ainda sim, se sentir inapto, faça um curso de oratória, melhore sua timidez, e os pontos que te deixam desconfortável. E se precisar de mais alguma dica, deixe sua mensagem!

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.