O que foi a Segunda Guerra do Golfo?
Um resumo completo sobre o assunto
Segunda Guerra do Golfo: um resumo sobre o assunto
O termo “Segunda Guerra do Golfo” é usado para definir um evento recente que fez parte da Guerra ao Terror, doutrina de George W. Bush.
O tópico pode ser cobrado em questões de história e atualidades dentro das mais variadas provas do país, como nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo sobre a Segunda Guerra do Golfo. Vamos conferir!
A Segunda Guerra do Golfo: definição
A Segunda Guerra do Golfo teve uma duração bem mais longa do que aquela da Primeira Guerra do Golfo. A guerra começou em 2003 e terminou somente em 2011, sendo o seu principal objetivo derrubar o líder do Iraque, Saddam Hussein.
A Segunda Guerra do Golfo: antecedentes históricos
Já havia acontecido uma guerra no mesmo território: a primeira Guerra do Golfo, que aconteceu no período de 1990 a 1991 e tinha o objetivo de tirar o Kuwait da dominação iraquiana. O embate terminou com uma grande destruição nos territórios que pertencem ao Iraque.
O início da Segunda Guerra do Golfo foi, assim como o da primeira, planejado pelos Estados Unidos. O presidente Bush alegou que Saddam Hussein, ditador do Iraque, estava ligado ao ataque terrorista contra ao atentado de 11 de setembro de 2001 e que possuía armas nucleares.
A Segunda Guerra do Golfo: principais aspectos
Os responsáveis pela invasão do Iraque em 20 de março de 2003 fizeram parte de um grupo militar formado por países liderados pelos Estados Unidos.
A Segunda Guerra do Golfo: o fim do conflito
O conflito terminou no ano de 18 de dezembro de 2011 com a retirada das tropas dos Estados Unidos do Iraque. Uma das principais consequências é a criação de um novo regime no Iraque, com a queda do governo de Saddam Hussein.
Hussein foi preso em 14 de dezembro de 2004 e um novo regime fo instaurado no Iraque.