O que estudar para Agente de Custódia do concurso da Polícia Civil?

Confira e tire todas as suas dúvidas

O concurso da Polícia Civil é um dos mais concorridos. Atualmente, o cargo de Agente de Custódia tem atraído um grande número de interessados.

Porém, você sabe o que estudar para ser aprovado? Este artigo trata-se da PCDF- Polícia Civil do Distrito Federal que será realizado em breve.

Vagas concurso da Polícia Civil

O cargo em questão parece ser uma oportunidade interessante para quem possui formação de nível superior, com um salário inicial atrativo de R$ 9.394,68. No entanto, é importante ressaltar que a decisão de participar de um concurso público deve ser baseada em uma análise cuidadosa de seus próprios objetivos, interesses e circunstâncias pessoais.

Antes de se inscrever para o concurso da Polícia Civil, considere os seguintes pontos:

  1. Requisitos de Qualificação: Verifique se você atende a todos os requisitos necessários para o cargo, incluindo formação acadêmica e outros critérios, como idade mínima, se aplicável.
  2. Preparação: Certifique-se de que está disposto a dedicar tempo e esforço à preparação para o concurso. Isso envolve estudar as matérias relevantes, fazer simulados e se familiarizar com o estilo das provas.
  3. Concorrência: Considere que concursos públicos costumam ser altamente competitivos, com muitos candidatos disputando cada vaga. Esteja preparado para enfrentar uma concorrência acirrada.
  4. Estabilidade: Avalie se a estabilidade no emprego e os benefícios oferecidos pelo setor público são importantes para você e se estão alinhados com seus objetivos de carreira.
  5. Localização: Verifique se a localização da vaga é adequada para você, levando em consideração questões como deslocamento e qualidade de vida na região.
  6. Expectativas Salariais: Embora o salário inicial seja atrativo, considere suas expectativas salariais a longo prazo e se o cargo oferece oportunidades de progressão na carreira.
  7. Missão e Propósito: Ponderar se o trabalho e a missão do órgão público estão alinhados com seus interesses e valores pessoais.

As chances serão para o cargo de Agente de Custódia.

O que estudar para Agente de Custódia?

Segundo especialistas, espera-se que as provas do concurso da Polícia Civil tenham as seguintes disciplinas:

  1. Português: Esta disciplina avalia a compreensão e o domínio da língua portuguesa, incluindo gramática, ortografia, vocabulário, interpretação de texto e redação.
  2. Direito Constitucional: Trata-se do estudo da Constituição Federal, suas normas e princípios. Envolve o entendimento das estruturas e competências dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos direitos fundamentais e garantias individuais.
  3. Direito Administrativo: Esta disciplina aborda as normas e princípios que regem a administração pública, incluindo tópicos como licitações, contratos administrativos, atos administrativos, servidores públicos e responsabilidade civil do Estado.
  4. Direito Penal: Envolve o estudo das leis que definem crimes e suas penalidades. Inclui conceitos como tipos de crime, culpabilidade, tentativa, entre outros.
  5. Direito Processual Penal: Concentra-se nos procedimentos legais que regem a investigação e o julgamento de crimes. Isso envolve a compreensão das etapas do processo penal, direitos do acusado, provas e recursos.
  6. Informática Básica: Avalia o conhecimento sobre conceitos fundamentais de informática, como sistemas operacionais, hardware, software, redes e segurança da informação. Geralmente, não requer conhecimentos avançados, mas sim uma compreensão básica das tecnologias de informação.
O que estudar para Agente de Custódia do concurso da Polícia Civil?
O que estudar para Agente de Custódia do concurso da Polícia Civil? Imagem: Reprodução

Contudo, é importante se atentar que devem haver algumas reformulações, já que o último edital do concurso da Polícia Civil aconteceu há 19 anos atrás.

Além disso, é necessário acrescentar as disciplinas que são cobradas obrigatoriamente para os concursos realizados no Distrito Federal. São elas:

  • RIDE
  • Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF)
  • Plano Distrital de Políticas para Mulheres

Outras disciplinas que devem ser levadas em conta no momento da preparação são:

  1. Direitos Humanos: Esta disciplina envolve o estudo dos princípios e normas relacionados aos direitos humanos, incluindo tratados internacionais, convenções, e a aplicação desses direitos no contexto nacional. É especialmente relevante para cargos que lidam com questões legais, segurança pública e justiça.
  2. Lei de Execução Penal (LEP): A LEP é uma legislação brasileira que trata das normas e procedimentos relacionados à execução das penas e medidas de segurança no sistema prisional. É fundamental para cargos ligados à administração penitenciária e ao sistema judiciário.
  3. Raciocínio Lógico e Matemático (RLM): Esta disciplina avalia a capacidade do candidato de resolver problemas lógicos e matemáticos. É comum em concursos de diferentes áreas, principalmente em cargos que envolvem análise de dados, estatísticas ou tomada de decisão baseada em informações quantitativas.
  4. Inglês: A inclusão do inglês nos estudos pode ser necessária em concursos que exijam conhecimentos de língua estrangeira, especialmente se o cargo envolver comunicação internacional, pesquisa ou cooperação internacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.