SEO para Jornalistas: por onde começar?

Na era da informação, não tem como falar sobre produção de conteúdo, notícias e Jornalismo sem citar a importância de um elemento extremamente importante: as boas práticas de SEO. 

Essas práticas possibilitam que um conteúdo se destaque nos mecanismos de buscas como o Google, Bing e demais players do mercado.

No entanto, muitos profissionais ainda não possuem o conhecimento básico sobre a área e, por conta disso, perdem oportunidades de obter melhores resultados com seus conteúdos.

Neste artigo, iremos explicar de forma objetiva os principais pontos sobre SEO para jornalistas e demais profissionais de comunicação. Confira!

Primeiramente, entenda a definição de SEO

A sigla SEO vem do inglês (Search Engine Optimization) e, em português, significa Otimização para Motores (ou Mecanismos) de Busca.

De acordo com o próprio Google, SEO é o processo de melhorias em um site para os mecanismos de pesquisa.

Essas melhorias são as ações que um profissional deve executar para que um conteúdo seja “mais amigável” aos buscadores e, assim, consiga ser indexado.

Logo, fazer SEO é um trabalho mais minucioso e envolve muitas ações que vão além da notícia, comumente aplicada no jornalismo tradicional.

Agora sem mais delongas, vamos entender de fato quais são essas ações e melhorias no conteúdo que tanto falam por aí.”

Se quiser entender um pouco mais sobre SEO, leia aqui.

Regras básicas que todo jornalista precisa saber sobre SEO

É claro que existem muitas outras ações que podem ser exploradas em termos de SEO. Todavia, neste artigo, seremos sucintos com os tópicos mais relevantes sobre o assunto.

As boas práticas de SEO dizem mais respeito ao Marketing do que ao discurso noticioso. Portanto, o SEO para jornalistas não se difere do SEO para outras áreas, exceto pela sua natureza final.

 

  • Planeje a produção do conteúdo/notícia com antecedência

Como quase tudo no mundo dos negócios, o planejamento é um dos primeiros passos para criar um bom conteúdo focado em SEO.

Então, quando falamos em planejamento, é importante que:

  • Você entenda o público-alvo do seu conteúdo;
  • Faça uma análise de concorrência (o que já existe sobre aquele assunto);
  • Faça um levantamento dos recursos que serão usados na publicação;
  • Saiba em quais canais o material será publicado;
  • Tenha claro os objetivos e metas com aquela publicação.

Note que aqui “a chave” do jornalista deve virar para o contexto mais mercadológico do que meramente noticioso.

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  • Saiba pesquisar boas palavras-chaves

O próximo passo extremamente importante é fazer uma busca detalhada sobre as palavras-chaves de um assunto, pois são elas que norteiam a produção de conteúdo focado em SEO.

Esse levantamento pode ser feito diretamente pela barra de pesquisas Google ou por outras ferramentas, como a Semrush, Ahrefs ou Ubersuggest (plataforma gratuita).

Lembrando que uma palavra-chave pode ser de fato apenas uma palavra isolada, palavras compostas ou até mesmo uma frase inteira do tipo: como criar conteúdo para portais de notícias.

 

  • Entenda os pontos-chave de otimização SEO

Definidas as palavras-chaves, agora é importante saber onde as mesmas, imprescindivelmente, devem estar presentes.

  • No título (também chamado de header ou H1 e de preferência no começo);
  • No primeiro parágrafo;
  • Nos subtítulos (também conhecidos como H2);
  • Nos intertítulos (também conhecidos como H3 e servem como subtítulos dos subtítulos);
  • Nas descrições das imagens ilustrativas;
  • Na meta-descrição (aquele campo que descreve um resumo sobre o artigo);
  • Na tag de título (é tudo aquilo que vem depois do domínio do site).

Estes são os locais padrões que os robôs dos buscadores irão procurar por palavras-chaves e assim relacionar todo o conteúdo com o assunto em si e, claro, com o site em que o artigo será publicado (pode ser um site de notícias, um blog, etc).

 

  • Distribua as palavras-chave ao longo do texto 

Não há um consenso objetivo sobre o quanto é preciso repetir uma palavra-chave ao longo de um texto para que o conteúdo seja mais “otimizável”.

Contudo, alguns estudos e empresas da área de Marketing Digital sugerem algo que vai de 1% a 2,5% do total de palavras usadas em um artigo ou blog post.

O mais importante aqui é distribuir as palavras-chaves da forma mais natural possível e dentro de um contexto lógico. A repetição excessiva pode causar o chamado keyword stuffing, o que pode gerar o efeito contrário na otimização.

Com isso, o site, blog ou portal pode ser penalizado pelos buscadores e ter o conteúdo posicionado nas últimas posições ou até mesmo omitido das buscas. Portanto, nada de exageros.

 

  • Pense muito na legibilidade textual 

A legibilidade textual é outra questão que deve ser abordada dentro das otimizações para buscadores.

Sobretudo, quando falamos em legibilidade, nos referimos à facilidade de leitura que um texto apresenta em sua estrutura e formato.

Neste aspecto, vale ficar atento a algumas premissas que deixam um texto do jeito que os buscadores e usuários gostam. Veja:

  • Trabalhe com blocos de informações, usando subtítulos
  • Crie parágrafos curtos
  • Sempre use listas quando possível
  • Evite a voz passiva
  • Evite termos e palavras rebuscadas
  • Responda as principais perguntas dos usuários
  • Use recursos extras para explicar um assunto ou conceito

Aqui entra a habilidade do jornalista em entender o comportamento dos buscadores e, principalmente, dos usuários, que são seres humanos em busca de respostas sobre as diversas dúvidas do cotidiano.

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  • Não esqueça dos hiperlinks 

Hiperlinks nada mais são do que âncoras que levam o usuário a outros lugares dentro do próprio texto, do site, do blog e da internet como um todo.

A correta utilização desses hyperlinks é muito importante e também é considerada uma das melhores práticas de SEO. Isso porque a referência de outros assuntos engrandece ainda mais o conteúdo e mostra relevância entre as partes.

No entanto, é preciso saber como escolher esses links para assim oferecer a melhor experiência possível ao usuário. Lembre-se que tudo isso é muito similar às referências que ocorrem no mundo acadêmico.

Ainda assim, é muito importante também pensar na estratégia de link building, que nada mais é do que buscar formas do seu site, blog ou portal também ser referenciado por outros canais.

 

  • Invista em elementos além do texto

Ainda que a internet seja feita primordialmente por palavras e caracteres, SEO não se resume apenas ao texto.

Para ter o devido destaque e alcançar a tão almejada 1ª posição dos buscadores, é preciso caprichar não só no texto, mas sim em tudo o que envolve a sua publicação digital.

Lembra que no primeiro tópico falamos da importância do planejamento? É por ele que você como jornalista deve se basear e assim criar um conteúdo épico.

Explore outros formatos de conteúdo como vídeos, infográficos, resultados de pesquisas, áudios e tudo que agregue valor à sua publicação.

Por isso, há a importância de pesquisar palavras-chaves e entender o que os concorrentes estão fazendo (ou deixando de fazer). Tenha em mente que SEO é mais sobre Marketing do que Jornalismo propriamente dito.

Conclusão 

Essas foram algumas dicas e abordagens básicas sobre as boas práticas de SEO para jornalistas que servem para outras áreas como um todo.

Certamente há muito mais a ser explorado quando o assunto é SEO, como as questões de SEO off page e SEO técnico. Mas, estes são assuntos para um próximo artigo.

Por fim, se você gostou do conteúdo, deixe o seu comentário e nos conte se já sabia sobre essas boas práticas e o seu conhecimento em otimização SEO.

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