O que é um conto?

Quem conta um conto, aumenta um ponto?

O que é um conto?

O conto se caracteriza por uma narrativa curta. Ainda quando considerado longo, fica muito aquém de um romance. Geralmente, é construído entre 1 e 10 páginas.

Contudo, aí que está o encanto do conto: contar uma história de maneira breve, porém completa. Com início, meio e fim, utilizando todos os elementos de uma boa narrativa.

Elementos do conto

O conto possui todos os elementos semelhantes a uma narrativa do gênero romance. Porém, com estrutura e tipos bem marcados. Assim, definindo seu estilo, que pode ser fantasioso, cômico ou realista.

Personagens do conto

Comumente, o conto possui poucos personagens, até pela sua característica principal de ser uma narrativa curta. Entretanto, não é porque temos uma quantidade menor de personagens que eles devem ser rasos e sem caracterizações.

Você também pode gostar:

Como fazer uma redação dissertativo-argumentativa

Narrador

O conto pode estar em primeira pessoa (narrador-personagem) ou em terceira (narrador-observador).

Tempo

As narrativas acontecem em um tempo determinado. Normalmente, o tempo é curto, em dias ou até mesmo, horas. Mas é possível ter um conto que se passe ao longo de anos? Sim! O importante é que, dentro desse período, você consiga contar a história do início ao fim.

O elemento tempo também determina se a narrativa acontece nos dias atuais, no passado ou mesmo em um futuro imaginado pelo autor. Ele pode ser:

  • cronológico: quando transcorre de forma linear em relação aos fatos, do começo para o final. Trata-se de um tempo que pode ser medido em horas, meses, anos, séculos.
  • psicológico: é o “interior”, aquele que ocorre com base na imaginação ou memória do narrador ou personagem. Marcado pelas sensações experimentadas por eles em relação a um determinado momento. Não é linear, pois os acontecimentos não ocorrem de forma natural.
  • flashback: consiste em voltar no tempo em relação ao que está sendo narrado. Ocorre quando o personagem ou narrador relembra um fato ou compartilha esses acontecimentos lembrados.

 

Espaço

Assim como o tempo, a ambientação precisa ser muito bem definida. Portanto, deve ser descrita de forma explícita ou metaforicamente, através dos sentidos. E ainda seguindo o fato de ser uma narrativa curta, o mais comum é que o conto aconteça em um ou poucos ambientes.

 

Enredo

Este talvez seja o elemento mais difícil do gênero conto: contar uma história breve que consiga intrigar, emocionar, amedrontar ou divertir o leitor não é tarefa fácil. Portanto, aí é que entra toda a sua capacidade de sintetizar. Ou seja, de cortar excessos sem tirar a essência ou a coerência dos fatos.

 

Conflito

Certamente, o mais importante de todos os elementos é o conflito. Além de ser o destaque do enredo, é ele que vai determinar a movimentação dos personagens. Normalmente, é descrito no início da narrativa. Afinal, é ele que irá desenvolver as ações dos personagens para solucioná-lo. Ou seja, podemos dizer que o conflito é a alma do conto. Por isso, preste bastante atenção a ele! Pois precisa ser verossímil e convincente ao leitor.

 

Estrutura do Conto

O conto costuma ser estruturado em quatro partes: introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão. Agora, iremos falar sobre cada uma delas:

 

Introdução ou apresentação

É o começo de tudo. E, lembrando que temos que ser breves, já podemos começar entregando quase tudo. Quem são os personagens, qual é o espaço e o tempo nos quais a história vai ser narrada e os primeiros acontecimentos dela. Mesmo que o início entregue tudo, ou quase, torne o meio interessante, com uma trama que mostra o porquê de termos atingido aquele início.

 

Desenvolvimento

É onde aparecerá o conflito. Quando apresentaremos as ações com as quais os personagens vão agir para desenvolvê-lo, modificando a narrativa inicial.

 

Climax

Como o nome já indica, é o ápice da história. Ou seja, o momento de maior tensão, onde o conflito atinge o auge e a tomada de ações dos personagens definirá o rumo da narrativa.

 

Conclusão ou Desfecho

Claramente, é o final da história, e ele pode terminar totalmente diferente de como começou ou não. Vai depender se você irá solucionar o conflito. Se optará por uma conclusão surpreendente ou objetiva e simples.

Agora, é só escrever seu conto!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.