Investir em treinamento de compliance é crucial para fomentar esse tipo de cultura em sua organização. O respeito à lei e aos princípios morais faz toda a diferença nos negócios, e essa atitude deve permear a empresa de cima para baixo. Por isso que hoje, indicaremos o que é treinamento de compliance e qual a sua importância para a empresa.
Por que a compliance é importante?
Qualquer empresa de negócio de sucesso sabe como é importante manter uma reputação positiva. Assim, estabelecer e manter uma boa reputação aos olhos do público pode ajudar as empresas a formar relacionamentos mais fortes e mutuamente benéficos com seus fornecedores, parceiros de negócios e clientes.
Com o passar dos anos, fica cada vez mais claro o quanto é fundamental que as empresas atuem conforme a lei e os princípios éticos: inúmeros escândalos, no Brasil e no exterior, abalaram os mais diversos setores ao expor casos de corrupção, lavagem de dinheiro, trabalho escravo e venda de informações pessoais dos clientes.
Nenhum negócio pode sobreviver por conta própria, pois todas as empresas são partes interdependentes da sociedade.
Por isso, é fundamental que a organização adote as normas e valores vigentes para evitar problemas. Dessa forma, minimizar impactos negativos na imagem da organização e manter a credibilidade perante seus clientes, investidores e demais públicos.
E os lucros não são as únicas coisas afetadas pela imagem pública de uma empresa. Os consumidores estão cada vez mais escolhendo apoiar ou não uma marca com base em sua posição pública e comportamento no mercado.
Mais do que cumprir passivamente a lei e a burocracia, é importante investir em estratégias concretas para garantir que todos os aspectos da empresa sejam éticos e lícitos, desde as operações internas até o relacionamento com fornecedores e clientes e a conduta dos funcionários.
O que é compliance?
O termo foi cunhado da palavra inglesa para “cumprir”. A estratégia incentiva uma mentalidade de conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis aos quais a empresa e seus funcionários estão sujeitos.
Esta definição simples, “conformidade” significa que a empresa na totalidade cumpre todos os parâmetros legais, éticos e regulatórios aplicáveis em suas operações, evitando assim qualquer potencial crise legal ou de relações-públicas.
Assim como, os princípios morais em toda a organização se estendem a iniciativas como Compliance Digital, que considera como esses conceitos funcionam na esfera digital. Dessa forma, as empresas estão investindo em várias frentes para garantir que todo o seu funcionamento siga as normas e boas práticas de seu segmento.
O que é treinamento de compliance?
É um programa de treinamento corporativo eficaz que pode reforçar o conhecimento e as habilidades dos funcionários de uma empresa, permitindo que eles façam um trabalho melhor. Por isso, investir em educação corporativa é uma das estratégias mais importantes a serem implementadas em relação ao Compliance.
No caso de Treinamento de Compliance, essa estratégia ajuda a educar os funcionários sobre as melhores práticas em suas funções e em toda a organização para poderem distinguir entre comportamentos aceitáveis e inaceitáveis no local de trabalho.
Este tipo de treinamento, auxilia na incorporação de ensinamentos e boas práticas na cultura da organização. Desta forma, dispersando os valores por todo o negócio.
O treinamento, por si só, já se encontra arraigado nas operações do dia a dia da empresa, onde pode ser testemunhado por clientes, partes interessadas, parceiros de negócios e sociedade em geral.
Também é importante definir indicadores para avaliar regularmente a eficácia do treinamento e o grau em que os funcionários estão comprometidos com o treinamento.
Qual a importância do treinamento de compliance na empresa?
Se a empresa já possui um conjunto de práticas internas de Compliance, esse material de treinamento deve ser adaptado às necessidades específicas de cada grupo que dele faz parte. Desta forma, você pode maximizar a eficácia da iniciativa.
Dessa maneira, é essencial compreender o público-alvo da atividade, a fim de criar materiais didáticos que eduquem efetivamente os colaboradores, considerando as particularidades de suas funções e os temas que precisam dominar.
Um conselho vital é investir dinheiro em métodos de treinamento mais interessantes. Pois com uma imagem negativa, como a que alguns funcionários podem ter em relação à educação empresarial, o estilo expositivo, pode fazer com que esses profissionais se afastem da atividade ou não contribuam tanto para a assimilação dos materiais instruídos.
As metodologias proporcionam uma aprendizagem mais envolvente e positiva, potenciando a iniciativa dos colaboradores e incentivando a sua participação na atividade. Dessa forma, a eficiência e a eficácia da estratégia melhoram à medida que as capacidades se tornam mais dinâmicas.