O que é o marketing inclusivo e por que ele é bom para sua empresa - Notícias Concursos

O que é o marketing inclusivo e por que ele é bom para sua empresa

Aprenda tudo para se adequar ao conceito

A empresa atual precisa estar sempre ligada nas novas tendências, pois é uma garantia de sobrevivência e lucratividade. E o marketing inclusivo, é definidor neste processo. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que é marketing inclusivo e por que ele é bom para sua empresa.

O que é o marketing inclusivo -- Reprodução Freepik
O que é o marketing inclusivo — Reprodução Freepik

Praticar o marketing inclusivo, é buscar conteúdos, anúncios e publicidades que incluam as pessoas que fazem parte da diversidade e da inclusão. Afinal, é preciso ampliar o leque de clientes potenciais que se identifiquem com a sua empresa, e considerem a possibilidade de se sentir incluídas.

Mas afinal, o que é marketing inclusivo?

É o marketing para todos, independente da segmentação de mercado, voltada para as regiões demográficas, geográficas e de comportamento. Assim, o marketing deverá envolver todas as pessoas independente do: gênero, orientação sexual, situação socioeconômica, religião, etnia e faixa etária.

É o marketing que não se prende a público específico, e portanto, não deve criar personas.

Este tipo de marketing causa vantagens competitivas, podendo investir inclusive em neuromarketing, para efetivar as campanhas publicitárias.

Quais são os benefícios do marketing inclusivo para a empresa?

Na sequência, apresentamos algumas das principais vantagens de se investir em marketing inclusivo para a sua empresa:

Amplia a identificação da marca com os clientes

Quando os clientes possuem o sentimento de pertencimento, se sentem valorizados e respeitados pela empresa, os efeitos são extremamente positivos para a empresa.

Estes sentimentos causam naturalmente a indicação para amigos e familiares de sua empresa, e assim, se tornam frequentadores assíduos de sua empresa.

Ocorre a fidelização do cliente com a marca

Para uma empresa, conseguir aumentar o número de clientes frequentadores, é fundamental, mas, o mais importante, é conseguir a sua fidelização com a marca.

Quando o cliente se identifica com a marca, ela acaba se tornando cliente fiel, o que faz com que a empresa se fortaleça no segmento em que atua, e a sua marca se torna mais conhecida.

Possibilidade de aumentar as parcerias e oportunidades para lucrar

Para tanto, é preciso que a empresa se envolva em causas sociais, fortaleça os conceitos de diversidade e inclusão, além de propor estratégias de marketing digital para pessoas com deficiência, e assim promover a acessibilidade.

Como fazer marketing inclusivo na sua empresa?

A intenção do marketing inclusivo, é envolver todas as pessoas no processo de compra, e assim, ganhar o respeito dos clientes e parceiros. Desta forma, é preciso evitar qualquer forma de racismo, homofobia, divisão de classes, entre outras.

Assim, para fazer um marketing inclusivo é preciso:

Incluir na equipe de trabalho, a diversidade

Procure ter em sua empresa, uma equipe de colaboradores com foco na diversidade, pois de nada adianta dizer que é inclusivo, e não possuir entre os seus colaboradores pessoas pertencentes à diversidade.

Além disso, promova discussões entre os colaboradores que respeitem as diferentes experiências, costumes e opiniões, e desta forma, crie uma cultura inclusiva dentro da empresa. Esta experiência é muito enriquecedora para a empresa, pois todos podem aprender com todos. É um momento de grande aprendizagem.

Use estratégias de marketing inclusivas

Na sua produção de conteúdo, procure utilizar pronomes neutros, e assim tornará a sua comunicação mais inclusiva. Mas não esqueça: nada de trocar as letras o e a, por e. Isto é uma maneira de aumentar a distância das pessoas da diversidade e comprovar que o português é uma língua sem referências. 

Os substantivos utilizados nos textos podem ser em uma linguagem neutra, afinal, palavras como chefe, não existe a palavra feminina chefa.

Para permitir a acessibilidade, você pode apresentar o mesmo vídeo ou texto em forma de áudio, ou apresentar o texto em libras, ou em braile.

Mantenha a inclusão também nas imagens de marketing

Para realizar o marketing inclusivo, deixe de fora as imagens de famílias de comercial de margarina. Invista em postagens, anúncios e propagandas que sejam inclusivas para todos os públicos.

Procure investir em pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação devem incluir perguntas sutis sobre o assunto diversidade e inclusão, para perceber se o marketing inclusivo que você está realizando tem surtido efeito diante deste grupo específico.

Enfim, o marketing inclusivo levará para a sua empresa, atitudes, culturas e formas de relacionamento diferenciadas, que aumentarão as suas vendas e a clientela que fará parte da empresa.

Por fim, com o post de hoje buscamos informar corretamente tudo que é preciso para que você saiba o que de fato é um bom marketing inclusivo e, assim, possa fazer os ajustes necessários para a sua empresa.

Temos certeza que fará toda a diferença!

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