Todo negócio, independentemente de seu tamanho, estrutura organizacional ou ramo de atuação, enfrenta desafios diários de mercado que exigem adaptação a um ambiente mais competitivo e implementação de novas estratégias para aumentar as vendas. Por isso que hoje, indicaremos o que é o marketing local e como vender mais com ele.
Para melhorar a posição de uma marca no mercado, o marketing local é uma estratégia que pode ser implementada para atrair novos clientes.
O que é exatamente, marketing local?
Como o nome sugere, o marketing local é uma estratégia de marketing que visa desenvolver ações especificamente um público geograficamente restrito.
Em outras palavras, o marketing local envolve os esforços de uma marca para atingir um público geográfico específico por meio do desenvolvimento de campanhas promocionais sob medida para esse público.
Quando falamos de marketing local, estamos falando de ações que priorizam iniciativas voltadas para atrair potenciais clientes geograficamente próximos ao seu negócio.
A tecnologia tornou-se uma aliada indispensável para maximizar o potencial desse planejamento estratégico diante das inúmeras ferramentas e oportunidades que a internet já oferece aos negócios.
Como fazer uma campanha de marketing local para vender mais?
Agora você deve saber como criar uma campanha de sucesso já que está familiarizado com os conceitos básicos do marketing local. É importante lembrar que pode adotar abordagens diferentes dependendo as especificidades do negócio.
Uma loja de calçados, por exemplo, faria bem em se familiarizar com o mercado local de acessórios, cenário competitivo e demanda do consumidor.
Apresentamos na sequência, como fazer uma campanha de marketing local para vender mais:
Tenha conhecimento profundo do seu público-alvo
O público-alvo é a base da sua estratégia. Se você já sabe que a localização geográfica do seu público-alvo é uma grande influência em suas decisões de compra, a chave para o seu sucesso está em aprender tanto quanto possível sobre sua demografia.
Esses detalhes ajudam a estabelecer como é a rotina, quais são os pontos problemáticos do consumidor e como sua empresa pode entrar na vida do consumidor para resolver os problemas que ele encontrou.
Estabeleça metas para si
Para um empresário ter uma noção firme de onde sua empresa está e para onde ela espera chegar, é crucial. Assim, estabelecer metas e traçar os passos necessários para alcançá-las, devem ser prioridade para alcançar o resultado que deseja.
Além disso, é bom discutir suas metas com a equipe de marketing e outras partes interessadas e definir prazos concretos para atingir seus objetivos.
Determine as ferramentas que empregará
Sobre as ações de marketing local offline, você pode considerar usar ferramentas como eventos na loja, promoções e parcerias com lojas próximas ao seu ponto de venda.
Para direcionar sua atenção online, você pode considerar contratar um influenciador digital local, apostar em campanhas de SMS que usam dados de geolocalização, usar o Google Meu Negócio e otimizar postagens orgânicas de mídia social para promover sua empresa.
Quais são as melhores estratégias de marketing local que os profissionais empregam?
Você deseja aprender as estratégias de marketing local mais eficazes empregadas por profissionais do setor? Então, continue lendo para aprender sobre algumas das melhores estratégias para ter sucesso neste campo.
Realize investimentos em segmentação
Reconhecer e entender quem é o público-alvo que a estratégia planeja atingir é fundamental. O maior erro que os empresários iniciantes cometem ao desenvolver uma estratégia por conta própria é não considerar a segmentação de mercado.
Lembre-se de que bons resultados serão alcançados mais facilmente se você se concentrar em um público menor, porem direcionado, do que se sua atenção fosse atraída para um grupo maior de pessoas que podem estar interessadas em seu produto ou serviço, mas não são necessariamente o seu cliente ideal.
Reconheça o perfil dos clientes mais valiosos
Embora qualquer pessoa possa estar interessada em comprar o produto ou serviço do empreendedor, ela deve concentrar seus esforços nas pessoas que são os melhores candidatos a se tornarem clientes fiéis.
O marketing local, visa ajudar as empresas a encontrar e se conectar com clientes em suas áreas geográficas específicas. No entanto, também é importante considerar os critérios de personalização da estratégia, que envolvem a determinação das características mais marcantes dos consumidores, como gênero, idade, situação socioeconômico e preferências culturais.
Use estratégias de marketing on-line
O crescimento do uso de smartphones e mídias sociais ajudou as empresas a direcionar melhor seus esforços de marketing, permitindo-lhes aproveitar as muitas vantagens do marketing digital.
Os perfis, comportamentos e requisitos dos clientes podem ser mais bem compreendidos com a ajuda de ferramentas digitais. Além disso, o marketing de mídia social ajuda a aproximar uma empresa de seu público-alvo.