O que é chatbot e por que é importante utilizar na empresa

Confira aqui a importância de se utilizar chatbot na sua empresa

O chatbot é uma ferramenta útil em muitas áreas de negócios. Ele agiliza o serviço, melhora a eficiência e libera a equipe para se concentrar nos casos mais complexos e estrategicamente importantes. No entanto, as vantagens da tecnologia ainda podem ir além. Por isso que hoje, indicaremos o que é o chatbot e por que é importante utilizar na empresa.

Para compreender como os chatbots funcionam, é preciso se tornar bem versado em todos os seus recursos e capacidades. Essa ferramenta pode ajudar um negócio digital de várias maneiras, incluindo vendas, marketing e atendimento ao cliente.

O que exatamente é um chatbot?

Um chatbot é um software projetado para dar a impressão de que uma pessoa real está se comunicando com os clientes de uma empresa. É empregada uma interface de usuário conversacional que facilita a entrega de uma experiência, produto ou serviço ao usuário final.

Todas as funcionalidades podem ocorrer como resultado de qualquer configuração pré-definida ou inteligência artificial (IA).

Pode usar o chatbot em várias plataformas digitais, incluindo sites, plataformas, aplicativos de mensagens e mídias sociais. Em qualquer caso, permite automatização do atendimento, aumento de vendas e iniciativas de marketing aprimoradas.

O chatbot nada mais é do que uma IA que imita a conversa humana, e assim, pode responder e interagir com os usuários por conta própria, sem a necessidade de intervenção humana.

A capacidade decorre do fato de que o robô já foi configurado por meio de algoritmos, o que significa que ele pode usar aprendizado de máquina e IA para compartilhar dados e esclarecer qualquer confusão.

O que é chatbot - Reprodução Canva
O que é chatbot – Reprodução Canva

Quais são os principais tipos do chatbot nas empresas?

Os principais tipos de chatbots existentes nas empresas são:

  • De marketing: utilizado para captar, realizar conversão e a nutrição de leads, além de fazer o gerenciamento do funil de vendas;
  • Para vendas: tem atuação em todas as fases de vendas, desde a prospecção de clientes até a realização do processo de pós-vendas. Tem a intenção de atrair, e realizar vendas, além de realizar o feedback;
  • Para atendimento: com atuação 24 horas, consegue otimizar as compras, interagir com muitas pessoas ao mesmo tempo, e solucionar problemas rapidamente;
  • Para recomendações e sugestões: capta a preferência do cliente, e faz sugestões a partir de suas escolhas;
  • Para reservas e pedidos: utilizado principalmente no segmento de delivery, realiza agendamentos, solicita motoboys, marca consultas médicas entre outras ações;
  • Para pesquisas: faz a coleta de informações para identificar problemas e fazer melhorias.

Por que é importante utilizar o chatbot nas empresas?

Resolver o problema de um cliente ou esclarecer uma confusão em questão de minutos, o chatbot é uma ferramenta inestimável para as empresas. Ajuda na tomada de decisões de compra e na melhoria da qualidade do serviço. Além disso, é uma ferramenta que não divulga informações falsas ou ofensivas, ou linguagem imprópria.

Possuem informações apropriadas

É importante que os chatbots recebam informações precisas sem espaço para desacordo, ambiguidade, atraso ou linguagem imprópria. O bot garante respostas mais precisas justamente porque não há interferência humana, e isso resultará em maior limpeza de informações.

Mantém um relacionamento estável com o cliente

As expectativas evoluíram e as empresas devem acompanhá-las. A empresa atende a essas necessidades com a ajuda de um chatbot. Desta forma, mantém um relacionamento mais estável, com suporte 24 horas por dia, o que pode maximizar a conexão entre você e o cliente, e assim, levar a uma maior fidelização.

Ajuda na redução dos gastos

Além disso, ajudam a reduzir gastos, uma vez que reduzem o número de funcionários no atendimento e suporte ao cliente sem sacrificar a qualidade do serviço. O uso do chatbot, resultou na redução do cansaço da equipe e no aumento do número de chamadas recebidas e de sua duração média.

Oferece uma experiência transacional do cliente

Facilita a experiência do usuário, respondendo rapidamente às suas perguntas e preocupações. E o serviço pode ir mais longe, pois a interação produz conhecimento valioso e melhora a qualidade do serviço.

A agilidade no atendimento, gera leads para a equipe de vendas.  Assim, uma estratégia de marketing de conteúdo bem planejada, os resultados são ainda mais impressionantes.

Acompanha a crescente demanda dos clientes

A crescente demanda dos clientes é atendida sem a necessidade de contratação de pessoal adicional. É possível otimizar a prestação de serviços e aumentar a satisfação do cliente.

Fica evidente que o chatbot é uma ferramenta valiosa que pode atender as necessidades do seu negócio, se tornando um serviço fundamental para atingir os objetivos estratégicos dos negócios. E é mais crucial se houver planos para expandir os negócios, e assim, vale a pena considerar empregar esta ferramenta.

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