O POÇO: descubra como utilizar o filme na redação

Que tal utilizar esse filme como repertório?

O POÇO: como usar na redação?

O uso de repertórios dentro da redação é fundamental, especialmente se estamos nos referindo às provas dos vestibulares, concursos e do ENEM.

Ainda, devemos ressaltar que, normalmente, o tema da redação das provas supracitadas se relaciona à algum tópico que está em alta nos dias atuais. 

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe uma dica de repertório extremamente original e atual que pode ser utilizado nos mais variados temas: o filme da Netflix O Poço.

O POÇO: filme que pode ser usado como repertório

O filme O Poço retrata a história do personagem Goreng, que chega em em uma espécie de prisão vertical. Nela, ele conhece o seu companheiro de cela, chamado Trimagasi. 

Trimagasi explica o funcionamento do local: existe uma plataforma de alimentos que leva comida aos prisioneiros. Ela sobe e desce uma vez ao dia. 

Cada andar da prisão é povoado por dois prisioneiros, que irão se alimentar da plataforma. Assim, aqueles que estão na plataforma de número 50, irão se alimentar do resto de comida deixado pelos que estão na plataforma 49, 48, 47….

O problema é: e aqueles que se encontram na plataforma 200? Se alimentarão do que?

Confira, a seguir, alguns dos temas nos quais você pode inserir O Poço como repertório.

Individualismo e egoísmo humano

Se todos comessem apenas a quantidade necessária para a sobrevivência, todos os prisioneiros teriam acesso aos alimentos da plataforma. Porém, isso não acontece, uma vez que aqueles que estão nos andares de cima são incapazes de pensar naqueles que se encontram embaixo. 

Dessa maneira, você pode usar o filme como repertório em temas que abordam o individualismo, o egoísmo humano e a falta de empatia. 

Desigualdade social 

O filme O Poço pode ser interpretado como uma alegoria para a desigualdade social que está presente na sociedade atual: aqueles que estão em cima não se importam com a situação dos que estão embaixo. Todos sabem que, ao não deixar alimento para o próximo andar, os que lá vivem podem morrer de fome. Mas eles não se importam. 

Você pode usar o filme como repertório em temas relacionados à desigualdade social, à concentração de renda e à falta de medidas que resolvam a desigualdade. 

As falhas do sistema penitenciário

Diversas provas já abordaram as falhas do sistema penitenciário como tema de redação. Se você se deparar com esse tema, que tal utilizar O Poço como repertório?

O filme retrata as falhas e os abusos daquela específica prisão, que faz com que muitos indivíduos morram de fome ou de outros problemas. 

A fome 

Um tema central abordado por O Poço é a fome e as consequências da mesma no comportamento humano. Dessa maneira, aproveite para inserir o longa como repertório em filmes que abordam a fome e a insegurança alimentar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.