O plano de Guedes para as pessoas que sairão do Auxílio Emergencial

De acordo com o Ministro da Economia, o Governo Federal tem um plano para as pessoas que irão sair do Auxílio em novembro

O Governo Federal começou oficialmente nesta semana os pagamentos da sexta parcela do Auxílio Emergencial. De acordo com as informações oficiais, faltam apenas mais este e um outro repasse para que o programa chegue ao seu final. E o fato é que já tem muita gente preocupada com o que vai acontecer depois disso.

De acordo com as informações de bastidores, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, tem uma espécie de plano para pessoas que não permanecerão no projeto. Segundo o chefe da pasta econômica o plano é fazer com que essa parcela da população consiga emprego nos próximos meses. Assim, eles não precisariam mais de benefícios sociais.

Essa promessa, no entanto, não é tão simples de se cumprir quanto parece. No final do ano passado, quando o Governo decidiu encerrar o Auxílio Emergencial, Guedes prometeu a mesma coisa. De acordo com o Ministro, a situação econômica do país estava melhorando e os usuários do programa iriam começar a conseguir empregos no início deste ano.

Vale lembrar que o Auxílio Emergencial do Governo Federal está fazendo pagamentos atualmente para algo em torno de 35,9 milhões de pessoas. A partir de novembro, parte desses usuários deve entrar para o novo Bolsa Família. Só que de acordo com as informações de bastidores não tem espaço para muita gente.

Mesmo o mais otimista dos governistas reconhece que milhões de pessoas que hoje recebem o Auxílio Emergencial passarão a ficar sem nenhum tipo de benefício a partir do próximo mês de novembro. Isso vai acontecer justamente porque não tem vaga para todo mundo dentro desse novo projeto.

Novo Bolsa Família

O Governo Federal segue com a ideia de que vai começar os pagamentos do novo Bolsa Família em novembro. O programa deve atender algo em torno de 17 milhões de pessoas. Pelo menos é o que dizem as informações de bastidores.

O fato, no entanto, é que os números do novo programa ainda não estão definidos. Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o Bolsa Família atual faz pagamentos para algo em torno de 14,6 milhões de brasileiros.

Ainda de acordo com o Ministério, essas pessoas recebem em média R$ 189 por mês. Vale lembrar que o Governo também quer subir esse patamar para cerca de R$ 300. Só que este número também não passou por uma definição.

Empregos

O Ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, disse que o Governo Federal também está trabalhando em uma série de programas para estimular a abertura de vagas de emprego. Pelo menos esta é a promessa até este momento.

Uma das ideias, por exemplo, é fazer parcerias com prefeituras de municípios para que elas contratem jovens e idosos. O plano é que o governo municipal divida o salário da pessoa com o Palácio do Planalto.

Onyx disse ainda que o poder executivo tem uma série de outros projetos em mente. Só que ele afirma que ainda não vai dar detalhes sobre eles, embora deixe claro que a ideia é colocá-los em prática ainda neste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.