É possível que você realize um planejamento financeiro pessoal considerando suas particularidades, de modo que você alcance o seu potencial e eleve as suas chances de sucesso, considerando as suas metas de vida.
O planejamento financeiro deve considerar sua situação atual e suas metas de vida
No entanto, para isso você deve realizar um planejamento financeiro que contemple essa necessidade. Por isso, é importante que você faça um planejamento financeiro através de um mapeamento sobre a sua situação orçamentária atual.
Separe os seus custos fixos de seus custos variáveis
Sendo assim, separe os seus custos fixos de seus custos variáveis. De forma sucinta, os seus custos fixos se referem ao seu estilo de vida. Ou seja, são as suas contas de consumo referente ao fornecimento de serviços como energia elétrica, água, internet, plano de saúde, aluguel etc. Por conseguinte, todos os demais custos são os seus custos variáveis. Por isso, são esses que teoricamente poderão sofrer alterações.
Faça mudanças sustentáveis
Entretanto, tais alterações não precisam ser radicais e nem devem; já que você deve focar no seu planejamento financeiro pessoal, de modo que adquira hábitos financeiramente saudáveis que amparem suas necessidades.
Controle a sua rotina
Sendo assim, é importante que você controle a sua rotina por meio de ferramentas de gestão ou por outras formas de controle. Visto que o importante é que você tenha clareza do caminho pelo qual está direcionando as suas finanças pessoais.
Oportunidades para os inadimplentes
Além disso, caso você esteja em uma situação financeira negativa, e, por consequência, inadimplente, é importante que saiba que durante este mês de novembro é possível realizar negociações interessantes.
Mutirão Febraban e Banco Central do Brasil
Visto que o Banco Central e a Febraban estão realizando um mutirão para que o cidadão possa negociar pendências financeiras de forma flexível.
Auxílio dívida no Feirão Serasa Limpa Nome
Além disso, a Serasa também está contemplando os acordos realizados através do Feirão Limpa Nome com uma premiação temporária através do “Auxílio Dívida”.
Não crie um novo ciclo de endividamento ao tentar pagar as suas dívidas
Por isso, também é uma opção viável para o seu planejamento. O mais importante, considerando suas dívidas, é que você insira as parcelas dentro do seu planejamento de modo que não crie um novo ciclo de endividamento ao tentar pagar as suas dívidas; o que é um fator contraproducente que pode te desmotivar de considerar novos hábitos financeiros. Sendo assim, busque o equilíbrio no consumo e faça as devidas negociações de forma planejada.