O Governo dos Cem Dias: fim da Era Napoleônica

O Governo dos Cem Dias: um resumo para as provas

O Governo dos Cem Dias foi o último período da Era Napoleônica e que desencadearia as mais variadas consequências para todo o continente europeu.

Dessa maneira, não é de se surpreender que as principais características desse Governo sejam tão abordadas por provas nacionais, com destaque para os vestibulares.

Assim, é essencial que você domine os principais tópicos que se inserem nesse assunto.

O Governo dos Cem Dias: Introdução

A Era Napoleônica, iniciada em 1799, surgiu após o golpe de estado realizado e idealizado pelo general Napoleão Bonaparte.

O golpe foi responsável por colocar fim ao Governo Revolucionário, que estava em vigor desde a Revolução Francesa. Assim, a era liderada por Napoleão seria, posteriormente, dividida em três grandes momentos: o Consulado, o Império e o Governo dos Cem Dias.

O Governo dos Cem Dias foi o último período da Era, que foi responsável também por colocar um fim no governo provisório do rei Luís XVIII.

O Governo dos Cem Dias: Antecedentes Históricos

O Governo dos Cem dias foi o último dos três períodos da Era Napoleônica. Além disso, esse período é, sem dúvidas, aquele entre os três que foi marcado pelas maiores instabilidades políticas e econômicas da França governada por Napoleão.

As tropas de Napoleão haviam conquistado muitos territórios e vencido muitas batalhas. E é justamente por isso que eles ficariam conhecidos como “invencíveis”.

Porém, antes do último período da Era Napoleônica, o Governo dos Cem Dias, os franceses haviam sido derrotados pelos seus principais inimigos. Isso porque, quando tenta invadir a Rússia, Napoleão fracassa e perde mais da metade de seus homens. Dessa maneira, com um exército enfraquecido e uma economia também instável, Inglaterra, Áustria, Rússia e Prússia se unem para invadir a França. Napoleão é derrotado dia 6 de abril de 1814.

Dessa maneira, depois da derrota, Napoleão é enviado para a prisão na Ilha de Elba. Porém, o líder consegue fugir depois de somente 10 meses e a notícia de sua fuga logo se difunde pela França. fugiu após 10 meses.

O Governo dos Cem Dias: Características

Ao fugir, Napoleão imediatamente busca voltar para o seu país. A notícia da sua volta para a França se espalha rapidamente. Ao ter conhecimento dessa informação, o rei Luís XVII, que estava no comando do trono francês, foge do país para evitar uma guerra civil.

Assim, no dia 20 de março de 1815, Napoleão é recebido com grandes comemorações pela população e pelo exército em Paris. Inicia-se o Governo dos Cem Dias.

Porém, Napoleão quer retomar os territórios que haviam sido do Império Francês antes de sua derrota.Assim, reúne mais homens em um novo exército. O líder decide que o primeiro passo de seu novo governo seria atacar os ingleses que se encontravam em Waterloo, território que hoje pertence à Bélgica.

O Governo dos Cem Dias: Desfechos

Napoleão se encontrava em uma perceptível desvantagem no dia da batalha, 18 de junho de 1815. O general estava doente e a lama no campo de batalha dificultava a locomoção do exército francês. Além disso, os inglese, devido ao apoio prussiana, se encontravam em vantagem,.

Por fim, a Inglaterra derrota o exército de Napoleão na mesma noite do dia em que a batalha havia se iniciado. O general francês é capturado. É o fim do Governo dos Cem Dias e o fim da Era Napoleônica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.